O vereador Rodrigo Guedes (Podemos) apresentou uma representação contra a cobrança do IPTU 2023 na cidade de Manaus na Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). A representação foi direcionada para o núcleo de direitos difusos e coletivos da Defensoria e apresenta várias denúncias de cobranças erradas feitas aos manauaras.
Mesmo o secretário da Semef (Secretaria de Finanças e Tecnologia da Informação), Clécio Freire, afirmando na Câmara Municipal de Manaus (CMM) que os erros do recadastramento foram mínimos, na última quinta-feira (23/03), a Prefeitura de Manaus publicou uma portaria anunciando a revisão dos valores da Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2023 devido ao alto números de inconsistência no recadastramento feito através do programa Mapa Manaus.
Nessa segunda-feira (27/03), Guedes afirmou que a portaria da Prefeitura de Manaus comprova as denúncias feitas pelos manauaras sobre os erros nos valores do IPTU.
“Com a medida de revisar os valores do IPTU, a Prefeitura de Manaus confirmou que houve erros no recadastramento da Semef e que os valores do IPTU cobrados aos manauaras estão errados. A população sempre esteve certa e parabenizo a todos os manauaras que lutaram pelos seus direitos. Faço a cobrança ao prefeito, David Almeida e secretário, Clécio Freire para que a população seja restituída e não pague pelo erro do Executivo”, declarou.
O vereador afirmou ainda que vai lutar junto à população para que a cobrança do IPTU seja suspensa.