O senador Plínio Valério (PSDB-AM) recebeu, em Manaus, representantes de 14 comunidades indígenas da etnia Hixkaryana de Nhamundá. Como referência e único parlamentar que apoia as demandas dos povos indígenas na destinação de suas emendas parlamentares, Plínio ouviu atentamente as aflições e dificuldades enfrentadas pelas comunidades que, juntas, possuem mais de 1200 moradores.
Para a comunidade, o senador já destinou R$ 280 mil para uma embarcação que será usada para o transporte de castanhas. O recurso já foi pago e em breve a prefeitura vai iniciar o processo para a aquisição do barco. No encontro, os líderes repassaram ao senador os problemas enfrentados pela falta de energia nas aldeias, o que impede o estudo de crianças e adolescentes durante a noite e inviabiliza a realização de diversas atividades em razão da falta de luz. “Nossa reivindicação principal, que é prioridade é que é sempre cobrada por nossos moradores é a questão da iluminação”, disse o cacique geral do povo Hixkaryano do Alto Nhamundá, Zaqueu Feiá. Uma alternativa apresentada pelo senador foi a instalação de geradores de energia, assim como em comunidades de São Gabriel da Cachoeira, também fruto de emendas do senador.
Outra demanda apresentada ao senador é a destinação de uma embarcação menor que seria útil para o transporte de produtos do período da seca, quando há baixa do rio. Nas comunidades, os hixkaryanos produzem castanhas, banana e farinha. “Quando for o período da seca, usaríamos essa embarcação menor”, disse um dos líderes presentes.
“Eu sou o único parlamentar que ajuda as comunidades indígenas e vou olhar com carinho o que eu puder atender”, destacou o senador. Na reunião, Plínio Valério se comprometeu a estudar qual demanda poderia ser atendida para amenizar o sofrimento das comunidades.
No idioma do povo hixkaryano, o cacique Manoel Caiuana, líder da Aldeia Porteira, expôs as dificuldades enfrentadas pela comunidade e agradeceu o apoio do senador. “É por isso que nós colocamos essas questões. É muito sofrimento o que estamos enfrentando”, disse.
Nas suas emendas parlamentares, o senador Plínio Valério tem priorizado a destinação de recursos para garantir melhorias e independência nas comunidades indígenas do Amazonas. O parlamentar amazonense defende que as comunidades indígenas tenham independência e possam progredir, tirando o sustento da terra, comercializando, explorando as riquezas da floresta.
O senador já destinou, por exemplo, barcos para transporte de produtos agrícolas, geradores de energia, casas de apoio, caminhonetes para o deslocamento de indígenas da cidade para comunidade e comercialização de produtos e uma Unidade Básica de Saúde Fluvial que atende indígenas e comunidades ribeirinhas.