George Santos é parlamentar pelo partido Republicano e foi o primeiro político eleito com dupla nacionalidade da história dos EUA, além de ser homossexual. Foi eleito no meio do mandato de 2022 para representar o 3º distrito congressista de Nova Iorque e foi um dos vários republicanos que inverteram as cadeiras, anteriormente ocupadas pelos democratas.
Em seu discurso, realizado no dia 13 de julho no parlamento, George chamou a atenção ao fato do presidente Lula ter recebido em solo brasileiro do ditador da Venezuela, Nicolas Maduro, com honras de Chefe de Estado. Maduro é considerado pela União das Organizações Unidas (ONU) de cometer crimes contra a humanidade em sua ditadura venezuelana, a qual Lula chama de democracia. A preocupação do parlamentar americano se repete também pelo fato de Lula ter se recusado em assinar a carta preparada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, contendo um relatório contra os crimes e a repressão capitaneada pelo regime ditatorial de Daniel Ortega e Rosario Murillo, a carta foi assinada por 55 países contra os crimes cometidos pelo ditador da Nicarágua.
Em suas redes Santos escreveu:
“As the first Brazilian American elected to this House, I implore all my colleagues to treat this matter with the urgency it deserves.” See my remarks on the floor here:
“Como o primeiro brasileiro-americano eleito para esta Câmara, imploro a todos os meus colegas que tratem este assunto com a urgência que ele merece.” Veja minhas observações no plenário aqui: