Os novos vereadores da 19ª legislatura participaram de um importante treinamento, promovido pela Escola do Legislativo Professora Lea Alencar Antony, nesta quinta-feira, seis de fevereiro. O objetivo da capacitação foi preparar os parlamentares para o uso adequado dos sistemas e ferramentas que irão utilizar durante seus mandatos na Câmara Municipal de Manaus (CMM).
O treinamento aconteceu no Plenário Adriano Jorge, espaço onde os vereadores atuarão durante as sessões da Casa, tanto nos pequenos quanto nos grandes expedientes. A capacitação focou especialmente no sistema eletrônico disponível nas bancadas dos vereadores, proporcionando o aprendizado de suas funcionalidades, como o controle de presença e a votação de proposituras.
O sistema a ser usado pelos vereadores foi projetado para garantir maior transparência e eficiência no trabalho legislativo, assegurando que os parlamentares cumpram com suas responsabilidades de forma eficaz.
“Como eles [vereadores] irão servir a sociedade, eles devem estar capacitados. Para isso é necessário aprender a usar o sistema que está na bancada de cada um deles”, destacou a coordenadora pedagógica da Escola do Legislativo, Cristiane Monteiro.
Além de ser uma preparação técnica, a capacitação é parte de um processo contínuo de qualificação interna promovido pela Câmara Municipal. Ela permite que os novos parlamentares iniciem seus mandatos com o conhecimento necessário para atuar de maneira eficiente, transparente e responsável.
Dessa forma, o treinamento representa um passo importante para que os vereadores possam desempenhar suas funções com qualidade, trazendo benefícios diretos para a população e fortalecendo a democracia local.
“É um momento muito importante para nós vereadores de primeiro mandato ter acesso ao sistema que é utilizado no plenário da Casa. O que foi transmitido foram orientações de qualidade. Estamos ansiosos e querendo trabalhar muito pela nossa cidade”, disse o vereador Sérgio Baré (PRD).
“Foi de suma importância essa capacitação. Agora é o momento que nós teremos debates, pronunciamentos, votações importantes para a cidade de Manaus e, agora, todos estão preparados para esse início de trabalho’, enfatiza o vereador Marco Castilhos (União Brasil).