O jornal americano, The Washington Times, circulou uma matéria informando que o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diz a imprensa brasileira que a Organização das Nações Unidas (ONU) havia escolhido o Brasil, em 2025, para sediar a COP 30, mas precisamente a cidade de Belém do Pará, porém não havia confirmação da ONU.
Com a matéria intitulada “Presidente brasileiro diz que ONU fará conferência do clima no Brasil em 2025”, o periódico salienta que a organização não confirmou sobre a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas ser realizada no Brasil. Leia a matéria na íntegra:
O presidente do Brasil anunciou sexta-feira (26) que as Nações Unidas escolheram seu país para sediar a conferência de mudanças climáticas da ONU em 2025, embora o órgão mundial ainda não tenha confirmado publicamente a decisão.
O presidente do Brasil , Luiz Inácio Lula da Silva, disse que o Brasil realizará a conferência, conhecida como COP 30, na cidade de Belém, estado do Pará, no coração da floresta tropical brasileira. O local reflete a intenção de Lula de chamar a atenção para a região amazônica.
A última conferência sobre o clima foi organizada pelo Egito em Sharm el-Sheikh, e a deste ano será em Dubai.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil , Mauro Vieira, diz no vídeo que a decisão foi tomada na ONU em 18 de maio. A ONU ainda não confirmou o local.
O anúncio de Lula ocorre em uma semana de que a governança ambiental de seu governo enfrenta ventos contrários do Congresso brasileiro . Os legisladores, por ampla maioria, aprovaram uma medida que erodiu a autoridade do Ministério do Meio Ambiente sobre a construção em áreas florestais e costeiras, bem como outros empreendimentos.
Também nesta semana, o Congresso está debatendo se a gigante estatal do petróleo deve ter permissão para perfurar na costa nos estados amazônicos do Amapá e do Pará.
* Com informações: The Washington Times