Adotando o símbolo arquitetônico mais marcante do Poder Legislativo Municipal, a identidade visual da Câmara de Manaus está repaginada. A nova identidade visual da CMM, que pode ser vista na TV Câmara – canal 6.3 em TV aberta e em todas as redes sociais do parlamento, traz, desde o mês de agosto, os imponentes arcos que integram o conjunto arquitetônico da Casa do Povo.
Com cerca de 13 metros de altura, os arcos não passam despercebidos por quem transita pela rua Padre Agostinho Caballero Martin, no Santo Antônio, e tornaram-se a principal característica do prédio da Câmara.
Inaugurados em dezembro de 2006, junto com a nova sede da Casa Legislativa de Manaus, os arcos foram a escolha da Diretoria de Comunicação (Dicom) para uma identidade visual que aproximasse a CMM do cidadão manauara, com um símbolo marcante, e que fosse a cara da Câmara Municipal de Manaus.
“A Câmara Municipal tem a sua identidade, assim como o Congresso Nacional tem a sua identidade, e o que marca isso são os arcos da CMM. Então os arcos passam a integrar a comunicação da Câmara de maneira a apresentar o parlamento com um símbolo que foi pensado por um arquiteto. A ideia é personificar a CMM junto à sociedade”, destacou o diretor de comunicação da CMM, Mário Marinho, ao ressaltar que a marca da Câmara em documentos oficiais permanece sendo o brasão da cidade de Manaus.
O trabalho arquitetônico de quase duas décadas foi pensado para apresentar um prédio moderno, marcante e acessível para a população de Manaus.
“Esse símbolo foi pensado realmente para ser marcante, os arcos têm um balanço e foi calculado para isso. Temos dois níveis nele e o projeto inicial seria um chafariz, acabou ficando sem a queda d’água, mas lindo e muito marcante”, destacou José Asclepiades, arquiteto que projetou o prédio da CMM.
Com os arcos na nova identidade visual da comunicação da CMM, o parlamento municipal está mais íntimo dos manauaras, preservando a história e ações das legislaturas passadas.
“Gostaria de agradecer a atual gestão por estar preservando esse meu trabalho que tanto tive carinho em executar, por ter respeito à coisa pública e por manter viva a estrutura da Casa do Povo”, destacou José Asclepiades.
O trabalho do arquiteto, já perpetuado na fachada da Câmara, agora também pode ser visto como marca da Casa Legislativa na tela da TV Câmara e em todas as redes sociais da CMM.