Com a conquista do título inédito da Série C do Campeonato Brasileiro, o Amazonas FC segue, merecidamente, recebendo reconhecimentos pelo feito histórico. Nesta quinta-feira (26/10), em Sessão Especial proposta pelo presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e deputado estadual, Rozenha, a Onça-pintada foi homenageada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Iniciativa de Rozenha (PMB), junto aos deputados Joana Darc (UB) e João Luiz (Republicanos), a cerimônia contou com a participação de jogadores, membros da diretoria, comissão técnica e funcionários do clube, além dos torcedores aurinegros.
Na oportunidade, foi entregue ao presidente do Amazonas FC, Weslley Couto, uma placa comemorativa das conquistas da Onça-pintada. Além disso, jogadores, integrantes da comissão técnica, da diretoria e representantes das torcidas organizadas do clube também receberam certificados, igualmente alusivos às conquistas.
No Chile chefiando a delegação brasileira nos Jogos Pan-Americanos, o presidente da FAF fez questão de participar da Sessão Especial. Virtualmente, Rozenha agradeceu aos responsáveis pelo título inédito e a oportunidade de estar à frente da Federação, nesse momento histórico.
“É um momento de imensa felicidade para mim, que estou presidente da Federação Amazonense de Futebol. No meu primeiro ano de gestão e de mandato na assembleia, temos a oportunidade de trazer para casa, uma taça inédita, extremamente importante e que representa o renascimento do futebol amazonense e, acima de tudo, a autoestima que essa conquista trouxe. Nós entendemos que é possível vencer, que é dá para fazer futebol aqui e, definitivamente, temos que pensar em um planejamento que envolva sonhos e siga envolvendo trabalho, para que possamos chegar adiante. Essa casa, hoje faz um trabalho muito bonito de reconhecer os feitos históricos conquistados pelo Amazonas FC. Eu estou muito feliz e o estado do Amazonas está feliz. Recebam o carinho do povo do Amazonas, jogadores, comissão técnica e diretoria. Vocês trouxeram para essa terra, algo sem precedentes, vocês entraram para história”, declarou.
Representante da FAF na solenidade, o Secretário Geral, Rodrigo Novaes também destacou a atitude dos deputados de reconhecer as conquistas do Amazonas FC a nível nacional.
“Estive com muita honra representando o presidente Rozenha, em uma sessão histórica e muito justa proposta por três deputados, dentre eles, o nosso deputado e presidente, Rozenha. Dia histórico para o futebol amazonense, uma sessão que homenageia o único clube amazonense campeão brasileiro”, agradeceu.
Um dos principais responsáveis pelas conquistas do Amazonas FC, em tão pouco tempo de história, o presidente do clube, Weslley Couto enalteceu o apoio recebido, por meio da atuação da FAF, durante a trajetória vencedora da Onça-pintada, nesta temporada.
“A Federação Amazonense tem sido uma parceira não só do Amazonas FC, mas de todo futebol local, desde o Campeonato Amazonense até o Campeonato Brasileiro da Série C, onde interviu por melhorias na nossa logística, até mesmo mudança de horário de jogos. Essa é a atuação que a nós esperamos dos gestores, que estejam envolvidos não só na FAF, mas na CBF e em todas as instituições que participam. O futebol não é feito apenas de onze jogadores de cada lado, de toda uma conjectura de várias entidades. E a Federação é a instituição que tem a legalidade para representar o futebol do estado junto às instituições. Esperamos que essa atuação continue porque vai nos ajudar futuramente”, destacou o mandatário aurinegro.
A conquista também é delas
Durante seu discurso, Rozenha também fez questão de relembrar que a FAF esteve presente na cerimônia de premiação na final Série C. Na sua ausência, o presidente indicou a diretora de comunicação, Ennas Barreto, primeira mulher a representar a entidade em um evento desta magnitude.
Integrante da diretoria do Amazonas FC e única mulher homenageada durante a sessão especial, a diretora financeira, Neida Farias falou sobre a oportunidade de representar e abrir espaços para outras mulheres que também exercem papéis fundamentais para o funcionamento e a evolução do futebol amazonense.
“É muito gratificante para mim poder representar todas mulheres que fazem parte do Amazonas FC. Nesse percurso, nós estamos avançando, porque o futebol, normalmente, era visto como coisa de homem. Quando cheguei ao Amazonas FC, eu era a única mulher, mas logo em seguida, chegaram outras profissionais para compor setores importantes e agora, temos a oportunidade de mostrar nossa força e capacidade dentro de um clube de futebol”, exaltou a diretora.