Nesta sexta-feira (06), em reunião virtual com o senador Plínio Valério (PSDB-AM), líderes indígenas da comunidade baniwa, de São Gabriel da Cachoeira, pediram apoio do senador amazonense para fomentar a produção agrícola da região. A conexão se deu graças a um ponto de internet instalado na comunidade que foi viabilizado por Plínio Valério junto ao Ministério das Comunicações, pelo programa Wi-fi Brasil.
O parlamentar, que sempre destinou recursos para garantir independência e melhoria nas condições de vida nas comunidades indígenas do Amazonas, se comprometeu em buscar parcerias com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para oferecer capacitação e a ampliação de tecnologias para aumentar a produção local. Na reunião, o senador também disse que vai garantir recursos para um barco para transporte e escoamento de produção – como açaí, cupuaçu e farinha de mandioca- e um poço artesiano na Comunidade Castelo Branco, que fica localizada no Médio Içana, a 8 horas de barco do município, que fica a 852 quilômetros de Manaus.
“Eu estou disposto a ajudar como sempre estive. Eu conheço a região e quero ajudar vocês, assim como todas as etnias que nos procuram. O que resolve é dar dignidade e dignidade se consegue com trabalho. Podemos pensar em uma parceria com a Embrapa para oferecer capacitação técnica para melhorar a produção local, por exemplo”, destacou o senador ao capitão da Comunidade Castelo Branco, Sílvio Benjamin e ao Valdecir Fontes, também morador da comunidade.
“Aqui não queremos sobreviver apenas no território e sim trabalhar e produzir com dignidade e em prol da família da comunidade Castelo Branco”, disse Valdecir Baniwa na reunião. Na oportunidade, o senador comentou sobre a hipocrisia de ONGs internacionais que não querem que as comunidades indígenas possam progredir, impedindo que elas possam extrair as riquezas da floresta. Valdecir também agradeceu o ponto de internet viabilizado pelo senador que hoje conecta a escola e a comunidade, garantindo comunicação, acesso à informação e conhecimento. “Graças ao seu esforço, estou falando da comunidade que hoje tem um ponto de internet”, agradeceu.
“Pedimos que o senhor nos ajude e que o governo nos reconheça com um povo que tem novas ideias para ajudar no crescimento econômico do nosso país, seja na atividade de extração mineral, pecuária, piscicultura, agricultura familiar, manejo florestal, produção de galinha caipira e exposição de nosso artesanato”, disse Valdecir.
A live foi possível graças ao ponto de internet viabilizado pelo senador Plínio com o Ministério das Comunicações para facilitar integração da comunidade indígena.