Na manhã desta quarta-feira (17/05), o vereador Ivo Neto (patriota), participou da Tribuna Popular que discutia sobre o Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023, que pretende repassar parte da arrecadação destinada ao Sesc e ao Senac para financiar as atividades da Embratur na promoção internacional do turismo do Brasil.
Segundo o Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 09/2023, os artigos 11 e 12 visam destinar 5% dos recursos das contribuições sociais destinadas pelas empresas do setor terciário, caso aprovado, o PLV consiste no risco de fechamento de 36 unidades do Sesc e 29 centros de formação profissional do Senac, em todo o País.
“O comércio é o maior vetor da economia no Estado, o comércio foi responsável por 50% do PIB no Amazonas, emprega a maioria dos trabalhadores e recolhe 57% do ICMS na capital”, explica Aderson Frota, Presidente do Sistema da Fecomércio Sesc e Senac durante discurso no plenário Adriano Jorge.
“O corte dos 5% do Sesc/Senac não prejudicará somente trabalhadores, mas também as pessoas em situação de vulnerabilidade, um exemplo é o programa Mesa Brasil que doou mais de 3,8 milhões de alimentos entre 2020 e 2023”, ressalta o vereador Ivo Neto.
*Texto:Assessoria de Comunicação do vereador