O vereador Dr. Daniel Vasconcelos (PSC), atual presidente da Comissão de Direitos Humanos, Povos Indígenas e Minorias da Câmara Municipal de Manaus (CMM), intermediou e acompanhou a visita do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Mauro Menezes, ao Colégio Dom Bosco, localizado no Centro de Manaus, no último dia 05 de abril. A visita teve como propósito apresentar ao superintendente a estrutura do local, que deve passar por intervenções, e foi guiada pelo diretor da instituição de ensino, padre Alberto Rypel.
Na ocasião, o vereador destacou que o Colégio Dom Bosco, além de ser um patrimônio histórico do Amazonas, é responsável por formar milhares de cidadãos de bem. “Quem teve a oportunidade de estudar em uma escola salesiana, com certeza, recebeu um ótimo ensino, e leva consigo valores que servirão para toda a vida. Por ser esse ambiente de ensino e valores, é necessário todo o apoio para que a população continue tendo esse importante lugar preservado e acessível. Ele é parte da nossa história”, declarou o parlamentar.
O Colégio Dom Bosco tem mais de 80 anos existência e seu prédio mais antigo foi integrado ao Patrimônio Cultural de Manaus pelo Decreto 7.176, de 10 de fevereiro do ano de 2004. No Centro Histórico de Manaus, o colégio foi construído em 1920, fazendo parte deste grandioso e valioso complexo urbanístico, que, agora, precisa de algumas adequações para o prolongamento da sua vida útil.
“É um lugar de grande referência de educação na Amazônia, na medicina indígena, entre outros aspectos, que precisa ser preservado. Aproveito a oportunidade para agradecer a recepção do diretor da escola e a prontidão do superintendente do Ipham, que não mediu esforços em atender nossa solicitação”, finalizou o vereador.