O Partido Socialismo e Liberdade (Psol) no Amazonas oficializou a candidatura do advogado Marcelo Amil ao Governo do Amazonas durante a convenção partidária, neste domingo (31). A reunião aconteceu às 15h na sede do Sul América, localizada no bairro São Raimundo.
Apoiadores ostentavam camisetas e outros materiais de apoio, enquanto aguardavam pela chegada do advogado. Marcelo Amil lançou a pré-candidatura juntamente com outros colegas de partido e foi escolhido pela maioria dos militantes.
“Recebo com muita honra e coragem a missão de carregar a bandeira do partido nesse momento histórico. Uma eleição em que mais do que projeto de nação, está em jogo a democracia. Chegamos até aqui com muita coragem e inteligência. Tenho a honra de receber maciçamente o apoio dos companheiros do PSOL do interior, e vou dedicar cada segundo dessa campanha a honrar essa confiança. Não tenho dúvidas que o desejo de mudança que existia no amazonense em 2018 continua existindo. Elegeremos Lula no primeiro turno, e estaremos no segundo turno no Amazonas”.
Na Federação Psol/Rede são nove candidatos a deputados federais, sendo que sete foram anunciados pela presidente Rosilane Almeida durante a convenção. São eles: Amanda Monteiro; Kesya Tavares; José Luiz; Roberto Santino; Welton Oda; Ricardo Souza da Silva e José Roberto. Cinco destes serão escolhidos na formar a chapa conforme a federação. Os outros quatro serão anunciados pela Rede.
Para o cargo de deputado estadual serão 25 postulantes, sendo 13 do Psol e 12 da Rede. Na convenção deste domingo foram anunciados os nomes de Kátia Sorah; Laís Santos; Nildelene Soares; Larissa Fernanda; Val Santos; Raimundo Nonato; Camila Sousa; Feliciano Remédios; Valter Rodrigues; Erivam dos Santos; Edmilson Martins; Felix Valois e Luiz Lopes. Os nomes também serão discutidos na aliança com a Rede.
Após muito debate interno sobre o nome do candidato majoritário, segundo a presidente estadual do Psol, Rosilane Almeida, o partido conseguiu chegar num nome de forma democrática.
“Essa decisão mostra que o Psol está acima dos interesses individuais. Todos os grupos que compõem o partido puderam indicar as suas pré-candidaturas. Porém, a decisão só foi tomada na convenção estadual, que é estatutariamente o foro superior para deliberação de candidaturas. Esta é uma decisão cordial, democrática e que trata com respeito todos os que fazem parte da militância do PSOL”, destacou Rosilane
Marcelo Amil, que foi candidato a prefeito de Manaus na eleição de 2020, agora traz como vice o ex-vereador de Manaus, o sociólogo Luiz Carlos Marques.
Nacionalmente, a sigla apoia a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.