Usuários da rede X comemoravam o retorno da rede aos telefones, mas o mesmo continua bloqueado, isso porque devido uma atualização para que a plataforma estivesse em maior segurança.
A mesma tecnologia usada em agências bancárias e aplicativos de bancos, uma mudança já esperada a rede de Elon Musk trocou o IP do Twitter e hospedou no Cloudflare e por algum motivo, que não se sabe ainda a plataforma está aparecendo para alguns usuários.
Segundo nota, publicada na plataforma de mídia social, a equipe de Assuntos Globais da X disse que a mudança foi motivada pelo desligamento, pois isso significava que certa infraestrutura para o resto da América Latina não estava mais acessível. O acesso dos brasileiros à plataforma, no entanto, provavelmente será bloqueado novamente em breve, acrescentou X.
A Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) explicou que a atualização X encaminhou alguns usuários brasileiros por meio de serviços de nuvem de terceiros fora do país, permitindo que eles acessassem a plataforma mesmo sem uma rede privada virtual (VPN). A agência reguladora de telecomunicações do Brasil, Anatel, está trabalhando para notificar os provedores de rede de distribuição de conteúdo e as empresas de telecomunicações para bloquear novamente o acesso ao X no Brasil, embora não esteja claro quanto tempo levará para que os provedores cumpram a ordem, de acordo com uma pessoa familiarizada com a situação. Qualquer ordem revisada da Anatel, responsável por implementar a decisão judicial, precisará ser redigida com cuidado, disse Basilio Perez, membro do conselho da Abrint. Bloquear o acesso à nuvem é complexo e pode colocar em risco agências governamentais e provedores de serviços financeiros, ele acrescentou.