PRESIDENTE FIGUEIREDO (AM) – Nesta sexta-feira (23), o deputado federal Capitão Alberto Neto, participou da apresentação e entrega de equipamentos da Patrulha Mecanizada, no município de Presidente Figueiredo, localizado a 126Km da capital. O projeto tem emenda parlamentar destinada pelo deputado no valor de mais de R$ 765 mil.
O recurso foi direcionado para disponibilização de tecnologias nos processos produtivos, através da mecanização agrícola das áreas rurais da Terra das Cachoeiras, com a finalidade de uso racional do solo e aumento dos níveis de produtividade.
“Presidente Figueiredo tem um papel fundamental na nossa agricultura, temos aqui um potencial gigantesco. Tem a mineração, as cachoeiras mais bonitas do Brasil, um potencial para o turismo maravilhoso, e tem o principal potencial, que é o agro, onde gera mais emprego e renda para população”, disse.
O parlamentar explicou que mesmo a Zona Franca de Manaus, sendo a mola propulsora da economia amazonense, o setor que mais gera emprego no estado é a agricultura familiar, com o esforço do homem do campo que acorda cedo, vai plantar, vai atrás de recursos, de financiamento, e tem dificuldade porque não tem o título da sua terra.
“O agricultor familiar resiste contra tudo e contra todos. O Amazonas muitas vezes é ferido pelo Brasil, porque se fala em preservação da Amazônia, mas esquece que tem o homem do campo que precisa plantar, que precisa colher, que precisa se alimentar. Por isso o estado tem que fazer sua parte, melhorar os ramais e dar condições para escoamento da produção”, destacou.
Os equipamentos entregues foram tratores de pneus grandes, grades aradoras, multicultivadores de 10HP, secadoras e triturador de capoeira. Para o produtor rural Romário Santos, do Ramal do Paulista, a Patrulha Mecanizada veio no momento certo. “As máquinas chegaram na hora certa, pois precisamos mecanizar a terra, gradear, clacarear para poder fazer o plantio”, explicou.
Na ocasião, a prefeita Patrícia Lopes agradeceu o parlamentar pelo compromisso, cuidado e disposição em ajudar o município de Presidente Figueiredo. “O Sr. compreendeu que temos duas grandes ferramentas, o setor primário e o turismo. Hoje é o dia da nossa colheita, sou muito grata a Deus, e ao Sr. por estar semeando na vida de homens e mulheres que trabalham dia a dia e são dignos do nosso respeito e trabalho. Tenho certeza que, esse é o sentimento dos representantes que aqui estão e de todos os produtores rurais nosso município”, afirmou.
O deputado ressaltou a importância de modernizar e equipar o processo produtivo rural para melhorar ainda mais a produção e fazer o agricultor prosperar, e reforçou o compromisso com o município em especial com a agricultura familiar.
“Juntos, nós vamos continuar mudando a vida desse povo, mudando a vida principalmente do agricultor. Nós queremos produzir, vender nosso produto, plantar, colher e continuar sonhando com essa prosperidade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e aumentando a produção, vocês não merecem menos que isso. Contem com o seu deputado capitão Alberto Neto nessa luta e muito obrigado pelo carinho”, finalizou.
Patrulha Mecanizada
A proposta da Patrulha Mecanizada é possibilitar redução dos níveis de desmatamento, bem como a recuperação de áreas degradadas e aumento da produtividade das culturas exploradas. A expectativa é um aumento de 70% na produtividade de banana, macaxeira, mandioca, cupuaçu, açaí e citrus.
Outro benefício é a ocupação e o desenvolvimento ordenado, aumentando a produção, mas com redução de áreas desmatadas, respeitando as características regionais e atendendo projetos na área de ação social, além de melhorias nos níveis de geração de emprego e renda no meio rural do município.
Pelo projeto, mais de 5.700 famílias serão beneficiadas divididas nas comunidades: São João do Urubíi; Rodrigues Chaves; Boa Esperança; Boa União; Brava Gente; Canastra I e II; Castanhal; Jardim Floresta, Nova Jerusalém, entre outras.
Fotos: Assessoria Prefeitura de Presidente Figueiredo