A Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou, na sessão desta segunda-feira (29/05) o PL n⁰ 593/2021, institui “Dia de conscientização e combate ao Cyberbullying”, de autoria do vereador Peixoto (Agir). O projeto tem como objetivo conscientizar, prevenir e combater a prática do Cyberbullying, crime que corresponde às práticas de agressão moral via internet.
O PL, aprovado em 2ª discussão, estabelece que o dia 3 de agosto será destinado a combater o crime.
Para o vereador, a ideia é tornar popular o termo, com a ampliação do debate e, consequentemente, conscientizar a importância de combater esta prática.
“O cyberbullying é algo extremamente danoso a vítima, em especial as crianças e adolescentes que ainda não sabem como se defender. Por isso é necessário falar sobre o assunto, é indispensável que país e responsáveis também sejam conhecedores do problema. Só assim é possível identificar o ato como crime e, principalmente, apoiar quem está sendo vítima”, justificou Peixoto.
No Brasil, os números relacionados ao cyberbullying impressionam. Pesquisa realizada por uma grande empresa de proteção online relata que, no Brasil, 22% das crianças e dos adolescentes já praticaram o bullying pela internet com alguém conhecido. O estudo também mostra que 6 a cada 10 crianças e adolescentes já sofreram discriminação de pessoas conhecidas e que 5 a cada 10 foram vítimas da prática por estranhos.
Dados que segundo Peixoto podem reduzir com ações como o “Dia de conscientização e combate ao Cyberbullying”. Para isso, o PL tem como objetivos promover o debate na sociedade, em especial entre os alunos da rede pública e privada; a realização de palestras, debates, distribuição de cartilhas de orientação aos pais, professores e servidores e a promoção de trabalho de conscientização, prevenção e combate à depressão, automutilação e suicídio entre crianças e adolescentes.
“O papel do legislador é estar atento aos anseios da sociedade, mas também estar atento às problemáticas sociais como neste caso do cyberbullying. Hoje fico muito feliz com essa aprovação, pois sei que a partir deste projeto a cidade de Manaus sai na frente no combate e no cuidado das nossas crianças e adolescentes”, destaca o parlamentar.
Essa conquista fez Peixoto permanecer em primeiro lugar entre os vereadores da 18ª legislatura com mais leis aprovadas, com 8 Projetos de Lei acatados pela CMM.