A Câmara Municipal de Manaus (CMM) promoveu, nesta quinta-feira (03/08), sessão solene em homenagem aos 101 da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). A propositura de autoria do vereador Capitão Carpê (Republicanos) reuniu delegados, investigadores e escrivães.
Ao todo, 122 servidores da Polícia Civil receberam diploma de honra ao mérito pelos relevantes serviços prestados à sociedade.
Para Carpê, é uma honra e uma obrigação homenagear a instituição e os funcionários da Polícia Civil.
“Sou oriundo da Polícia Militar e especialista em segurança pública e sei da importância da Polícia Civil para nossa sociedade. Como representante da classe na Câmara Municipal é mais do que uma alegria, é uma obrigação ser o proponente de uma sessão como essa”, afirmou o vereador.
O delegado-geral Bruno Fraga agradeceu a homenagem proposta pelo vereador e enalteceu a carreira dos policiais civis do Amazonas.
“Aquele que vai ingressar na carreira policial precisa ter em mente que a honra até mesmo precede a vida. Por isso é uma grande satisfação receber de um policial, representante da população de Manaus, uma homenagem dessa magnitude”, enalteceu o delegado-geral.
Sobre a PC – A Polícia Civil do Estado do Amazonas tem as suas origens na Intendência Geral de Polícia da Corte e do Estado do Brasil, instituída na cidade do Rio de Janeiro a 10 de maio de 1808, órgão que passou a disciplinar a atividade policial para toda a nação.
Durante o Império, constituindo o Brasil um estado unitário, estendeu a sua legislação sobre todo território nacional, surgindo em 1832 o Código de Processo Criminal, seguido da Lei nº 261, de 3 de dezembro de 1841, regulamentada pelo Decreto nº 120, de 31 de janeiro de 1842 que redefiniram normas e competências, criando-se as figuras do Chefe de Polícia da Província, delegados e subdelegados, todos nomeados pelo Presidente da Província.