BRASÍLIA – Por meio da Indicação n.1243/23, o deputado federal Capitão Alberto Neto, cobrou do Ministro de Estado dos Transportes, Renan Filho, a conclusão, o mais rápido possível, da reforma das pontes do rio Curuçá e rio Autaz Mirim. O documento sugere ainda que, durante o período de seca deste ano, a região do rio Curuçá na BR-319 seja aterrada e tenha uma balsa que sirva como ponte para facilitar o transporte na região.
“Com a chegada da seca e a diminuição das chuvas, é possível que a área seja aterrada e a balsa sirva apenas como uma espécie de ponte, agilizando a locomoção na região. A BR-319 é de extrema importância para o estado, é necessário que o Ministério dos Transportes e DNIT, façam a reconstrução das pontes o mais rápido possível”, afirmou o parlamentar.
Em setembro de 2022, a ponte sobre o Rio Curuçá, Km 25 da BR-319, no Careiro, a 102 km de Manaus, caiu deixando cinco mortos e 14 feridos. No dia 8 de outubro do mesmo ano, 11 dias depois, a ponte sobre o Rio Autaz Mirim também desabou. Esse segundo acidente não fez vítimas.
O deputado lembrou que todos os anos a população sofre com as consequências do isolamento por conta da situação inacabada da BR-319 que se arrastar há décadas, e com a falta das pontes, e a demora na execução das obras a situação tende a ser ainda pior.
“A omissão de Governos, pouco preocupados com o desenvolvimento da nossa região, faz com que a BR 319 não seja concluída. Essa deficiência logística é um fator limitativo da infraestrutura econômica, principalmente, no Norte do país, além disso A BR-319 é um importante corredor de exportação do estado do Amazonas, e para integrar o Brasil de Norte a Sul”, enfatizou Capitão Alberto Neto.
Por Herizanya Peixoto