Nesta quinta-feira, 1º de agosto, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) inicia as atividades, no plenário Ruy Araújo, no segundo semestre do ano, após o recesso parlamentar, conforme estabelecido pelo Regimento Interno da Casa. As Sessões Plenárias da 20ª Legislatura acontecem de terça a quinta-feira, a partir das 9h.
“Encerramos o primeiro semestre com a pauta de projetos zerada e iremos trabalhar para que o segundo semestre seja encerrado da mesma forma”, afirmou o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB), falando das expectativas para o segundo semestre e destacando ainda a tramitação, nas Comissões Técnicas, de relevância e que poderão impactar positivamente a vida da população amazonense.
“Não tenho dúvidas de que todos os 24 deputados do Estado do Amazonas estão e estarão dedicados para que o segundo semestre seja ainda mais produtivo e assertivo do que o primeiro”, afirmou o presidente Cidade.
Dentre as matérias previstas para análise nesta segunda etapa do ano, está a Lei Orçamentária Anual 2025 (LOA 2025) e a apresentação das emendas parlamentares individuais e de bancada ao orçamento público.
A procuradora da Mulher da Aleam, deputada estadual Alessandra Campelo (Podemos), adiantou que o mês de agosto terá novidades com a celebração do aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha e o lançamento do Observatório da Mulher, que trará dados primários importantes sobre a violência contra a mulher na capital e no interior do Amazonas.
“O Observatório será uma das nossas principais pautas. Também continuaremos com o projeto Procuradoras Legais e a apresentação de Projetos de Lei. A Procuradoria da Mulher continuará trabalhando pela vida das mulheres do Estado”, enfatizou.
A reafirmação do compromisso de trabalho pelo desenvolvimento do Estado, com geração de emprego e renda à população foi feita pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos).
“Continuaremos trabalhando de ponta a ponta no Amazonas para melhorar a vida das pessoas que moram na capital e interior”, declarou o parlamentar.
A produção de matérias legislativas foi reforçada pelo deputado George Lins (UB). “Vamos seguir firmes, atuando com responsabilidade e dedicação, propondo Projetos de Lei que tenham impactos positivos na vida das pessoas”, declarou Lins.
A defesa de pautas como os direitos dos consumidores, das pessoas com deficiência, turismo e cultura foi reforçada pelo deputado estadual Mário César Filho (UB), que falou sobre a continuidade de ações como a Caravana do Consumidor, o Feirão Limpa Nome e projetos que fortaleçam o turismo cultural como motor essencial para a economia.
“Buscaremos, neste segundo semestre, implementar políticas públicas que promovam a inclusão, o respeito e a igualdade de oportunidades para todos”, afirmou Mário César.
Após o período de licença-maternidade, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) retorna à Aleam. “É com grande expectativa que retornamos aos trabalhos na Aleam, depois do recesso e de nossa licença-maternidade. Estamos prontos para continuar nosso compromisso de servir ao povo, propondo soluções que melhorem a vida da nossa população. Nosso foco permanece na transparência e na busca por políticas públicas que atendam às necessidades dos amazonenses”, disse.