O vereador e presidente da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Manaus (CMM) Alonso Oliveira (Avante), esteve presente, neste domingo (28/05), na cerimônia em que o prefeito David Almeida sancionou a lei que cria o Plano Municipal de Cultura (PMC). O evento ocorreu na Casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico Ponta Negra, zona oeste da capital.
O projeto reúne um conjunto de diretrizes, estratégias e metas para orientar o poder público na formulação de políticas culturais pelos próximos dez anos, além de abrir portas para a captação de recursos e investimentos na área cultural da cidade de Manaus.
“Tive a satisfação de participar dos trabalhos de construção do plano quando presidia a Manauscult que, em parceria com o Concultura, retomou esse projeto. E como vereador, reuni todos os esforços para que o plano fosse aprovado em curto espaço de tempo aqui na Câmara. Essa é uma reparação histórica, agora temos uma política de estado para a cultura consolidada”, explicou Oliveira.
O Plano Municipal de Cultura é um dos compromissos de campanha do prefeito David Almeida e a peça que faltava para completar o chamado “CPF” da cultura, sigla que significa Conselho, Plano e Fundo, representando as instâncias básicas que integram o Sistema Municipal de Cultura, um modelo de gestão apresentado pelo Sistema Nacional de Cultura.