BRASÍLIA – O deputado federal Capitão Alberto Neto, cobrou agilidade e início imediato da dragagem dos rios, no Amazonas. A Indicação n.1378/23, foi encaminhada ao Ministro-Chefe da Casa Civil, Rui Costa, para que, dentro da sua coordenação, acompanhe as atividades dos Ministérios na implantação de Políticas Públicas e articule com urgência esta operação junto ao Ministério dos Transportes.
“O Governo Federal anunciou a escavação dos rios, mas o serviço ainda não começou e quando iniciar deverá durar pelo menos 45 dias, segundo estimativa oficial. Precisamos agilizar este processo com urgência para minimizar os impactos desta seca no Amazonas”, destacou.
De acordo com o parlamentar é fundamental o início da dragagem dos trechos com maior dificuldade de navegação, que são a enseada do Rio Madeira, no Tabocal, entre Manaus e Itacoatiara, no rio Amazonas e no rio Solimões, entre Tabatinga e Benjamin Constant.
“O Ministério dos Transportes, fez esse anúncio há duas semanas, e os serviços de dragagem dos rios ainda não começaram. O Dnit informou que as máquinas já estão no local, mas ainda aguardam o trabalho de medição da profundidade do rio, que não começou. Esse atraso não pode acontecer, pois a situação do povo priora a cada dia”, disse.
O deputado reforçou que em alguns municípios os barcos que abastecem as localidades não chegam mais, pois não têm condições de navegabilidade. Com essa realidade a população recorre à embarcação de menor porte chamada “canoão” para levar os produtos, e isso tem provocado aumento no preço destes produtos de subsistência, em toda a região.
“As consequências do desabastecimento para a população são imensuráveis, além disso a escassez de insumos e de matérias primas acabará impactando negativamente a produção da Zona Franca de Manaus. É urgente o início imediato desses serviços de dragagem para auxiliar essas pessoas, tão sofridos e castigados com a estiagem “histórica” nos rios do Amazonas”, afirmou Capitão Alberto Neto.