Em continuação à programação em alusão ao mês de Conscientização do Autismo, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), exposição de quadros produzidos pelo artista Vinícius Castilho, de 17 anos, autista verbal. A mostra foi aberta, nesta terça-feira (2/4), e segue até a quarta-feira (3), no hall de entrada da Casa Legislativa.
“O Poder Legislativo está sempre aberto a receber ações que mostrem atividades artísticas, ainda mais essa que é tão especial. Trouxemos um artista autista, que mostra para todos nós a sua sensibilidade. Estou muito feliz da Casa recebê-lo e ainda promover a inclusão social, nesta data tão importante”, afirmou o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB).
O jovem está expondo, pela primeira vez, os oito quadros de sua autoria, que refletem a sua visão de mundo e também sobre a Amazônia. Ele pinta peixes regionais, realiza auto-retrato e também retrata o avô, em suas obras.
Segundo a mãe de Vinícius, Fabiane Castilho, a escolha do tema veio de impressões espaciais trabalhadas por ele, e que foram refletidas, nas imagens dos peixes.
“Trabalhamos com ele, a questão do lugar, da localização geográfica, pois no Amazonas existem muitos peixes. Então, junto com a mediação terapêutica, foi pesquisando sobre o assunto, gostou e foi retratando em pinturas”, disse.
Ela completa que o plano de educação individual para pessoas com espectro autista precisa de adaptação, sendo um dos motivos da realização da exposição. “É para chamar a atenção das autoridades para uma inclusão verdadeira a essas crianças, que precisam de estímulos para o desenvolvimento das características, tornando-os produtivos e receptivos, expressando suas emoções”, afirmou.
Posto
A Sejusc também disponibiliza, na sede do Poder Legislativo, um posto de emissão de Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O atendimento é realizado das 8h às 12h, no Hall da Aleam, localizada na avenida Mário Ypiranga, bairro Flores.
Os documentos necessários para emissão da CIPTEA são: 1 foto 3×4, RG e CPF, comprovante de endereço, laudo médico com Classificação Internacional de Doenças (CID), descrição do médico que acompanha a PcD pelo sistema SUS.
O serviço foi solicitado pela deputada estadual Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos), presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Casa. “Basta vir até à Assembleia com os documentos exigidos para conseguir a CIPTEA e garantir os benefícios para quem tanto precisa”, explicou.