Nesta segunda (03/02), os deputados estaduais retornaram aos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa do Amazonas. A solenidade ocorrida no plenário Ruy Araújo, contou com a Leitura da Mensagem do governador do Estado, Wilson Lima (UB)
Roberto Cidade é empossado presidente da Aleam para o 2° Biênio 2025/2026
O deputado estadual Roberto Cidade (UB) é empossado na presidência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) durante a Solenidade de Posse da Mesa Diretora eleita para o 2° Biênio 2025/2026.
Em seu discurso, disse que dos muitos projetos da Casa para 2025 está o Concurso Público, “coisa que não temos há 14 anos” e também salientou “sou grato aos meus pares que, mais uma vez, confiaram no nosso trabalho para conduzir a Aleam pelo próximo biênio. Meu compromisso se renova e a minha responsabilidade também. Continuarei a fazer todo o possível para que os deputados exerçam seus mandatos com todo o suporte necessário. Será também uma oportunidade de reforçar minha obrigação como parlamentar de permanecer vigilante para apresentar à sociedade um mandato que possa contribuir com a população do meu Estado”.
Em sequência, a abertura dos trabalhos da 3ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, o governador do Estado, Wilson Lima, fez a leitura da Mensagem Governamental.
O governador iniciou o seu discurso informando que faria um “breve discurso”, que durou aproximadamente 1 hora, trazendo os balanços de sua gestão e disse “que irá recriar a Secretaria da Pessoa com Deficiência” e ao término do seu dicurso, ao agradecer a família e aos filhos, emocionou-se e ficou com a voz embargada.
Nos agradecimentos finais cumprimentou o vice-prefeito, Renato Jr (Avante), mas não falou do cargo e destacou a parceria quanto ao passe-livre estudantil, porém sem citar a Prefeitura de Manaus.
Será que há um cenário de guerra entre Prefeitura e Governo?
Bem, leitores, fica a critério de vocês a resposta do cenário da pergunta que se monta para 2026.
Composição da Mesa Diretora
A Mesa Diretora para o biênio 2025-2026 será composta por, além do deputado Roberto Cidade, deputado Adjuto Afonso (UB) como 1° vice-presidente; deputado Abdala Fraxe (Avante) como 2° vice-presidente; deputada Joana Darc (UB) como 3° vice-presidente.
Na secretaria-geral estará a deputada Alessandra Campelo (Podemos); como 1° secretário, o deputado Delegado Péricles (PL); 2° secretário, o deputado Cabo Maciel (PL) e 3° secretário, o deputado João Luiz (Republicanos). O corregedor da Casa será o deputado Sinésio Campos (PT) e o ouvidor o deputado Felipe Souza (PRD).
A Mesa Diretora do segundo biênio terá mandato até 31 de janeiro de 2027.