Com a saída do deputado federal, Saullo Vianna (União Brasil), que foi convidado a assumir a vaga de secretário da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), pelo prefeito David Almeida (Avante), o suplente, Pauderney Avelino assume o mandato como deputado federal, em Brasília.
Quem é Pauderney Avelino?
Nascido em Eirunepé, município no sudoeste do Amazonas, Pauderney mudou-se para Manaus ainda na juventude. Formou-se em engenharia civil em 1979 e chegou a iniciar o curso de direito, ambos na antiga Universidade do Amazonas, atual Universidade Federal do Amazonas. De acordo com o portal da Câmara, Pauderney não chegou a concluir o curso de direito.
Atuou como professor da antiga Escola Técnica Federal do Amazonas, atualmente Instituto Federal do Amazonas, de 1974 a 1978. Foi também um dos sócios-fundadores da Construtora Capital, empresa que mantém até os dias atuais. A partir de 1989 ocupou o cargo de diretor da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas, até 1990. No mesmo período, foi integrante do Conselho Municipal de Contribuintes.
Está em seu sétimo mandato de deputado federal, sendo quatro consecutivos, entre 1991 e 2007, e outros dois também consecutivos desde 2011. Licenciou-se do mandato de deputado federal, na legislatura 2011-2015, para assumir o cargo de secretário municipal de Educação de Manaus, em 4 de janeiro de 2013. Reassumiu o mandato na Câmara dos Deputados em 18 de dezembro de 2013. Foi vice-líder da minoria no Congresso Nacional entre 11 de março de 2015 e 22 de fevereiro 2016.
Pauderney também foi líder do Democratas na Câmara em 2016, quando liderou o movimento pela cassação do mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. Ele foi o responsável por elaborar uma denúncia, que incluía os decretos não numerados de verbas suplementares e sem autorização do congresso, que serviu de base para o impeachment.