O Ministério Público do Amazonas (MPAM), por meio do Grupo de Trabalho de Enfrentamento à Violência nas Escolas, participou, nesta quinta-feira (20/4), de um roteiro de visitas em quatro escolas da cidade, três municipais e uma estadual, além de uma creche, a fim de vistoriar as condições de segurança no ambiente escolar, tendo em vista os últimos ataques e ameaças a instituições de ensino recorrentes em todo o país.
Estiveram nas escolas a Procuradora de Justiça Delisa Olívia Ferreira, Coordenadora do GT, a Promotora de Justiça Renata Cintrão, que responde pela 55ª Promotoria de Justiça da Educação, e o Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Combate ao Crime Organizado (CAO-Crimo), Igor Starling Peixoto.
“O que nós vimos foi que, realmente, os protocolos de segurança estão sendo implementados, sim. O Ministério Público esteve ali presente, falamos dos canais de denúncias e falamos do objetivo de estarmos ali, exatamente para ver que medidas estavam sendo tomadas. Fizemos perguntas também, esclarecemos algumas coisas para os professores e foi uma visita bem produtiva, achei bem interessante estarmos nessas escolas”, descreveu a Procuradora de Justiça Delisa Olívia Ferreira.
Apesar da redução no número de estudantes presentes, ocasionada pelo receio de comparecer às aulas no dia de hoje (data da tragédia de Columbine, nos Estados Unidos), o GT constatou que as escolas seguem implementando ações de conscientização e de segurança para evitar possíveis atos de violência dentro do ambiente escolar. Agentes da Polícia Militar do Amazonas também se fizeram presentes nas cinco instituições visitadas.