Cerca de 49 pessoas foram presas, até o momento, pelas forças de Segurança do Estado, durante a nova fase da operação Cidade Mais Segura, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A operação é realizada de forma integrada pelas polícias Civil (PCAM), Militar (PMAM), Corpo de Bombeiros (CBMAM), e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), simultaneamente, em Manaus, na Região Metropolitana e interior do estado, e tem como objetivo combater a criminalidade e dar mais segurança à população.
A nova fase da operação foi desencadeada, na noite da última quarta-feira, (15/03), e intensificada, nesta sexta-feira (17/03). As ações são coordenadas pelo secretário de segurança, general Carlos Alberto Mansur, em conjunto com o comandante-geral da PMAM, coronel Vinícius Almeida, do subcomandante da corporação, coronel Algenor Teixeira, e dos comandantes dos policiamentos Metropolitano (CPM), coronel Bruno Azevedo e do Interior (CPI) Marcos Encarnação, bem como do delegado-geral da Polícia Civil, delegado Bruno Fraga, delegado-geral adjunto, delegado Guilherme Torres, e do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz.
O secretário de segurança, General Mansur, destacou que a operação é uma determinação do governador Wilson Lima em combate à criminalidade. “A ação de intensificação no policiamento tem como foco retirar de circulação pessoas envolvidas em crimes de tráfico de drogas, roubos, homicídios, furtos, resguardar de crimes contra o patrimônio, dentre outros. Esta operação é realizada tanto em Manaus, quanto no interior, dentro das propostas do programa Amazonas Mais Seguro, que tem como principal objetivo dar mais segurança à nossa população”, garantiu.
A intensificação no policiamento já resultou, somente nos últimos três dias, na prisão de pelo menos 49 pessoas, envolvidas, principalmente, em crimes de tráfico, roubo e porte ilegal de arma de fogo, além da desarticulação de um laboratório de cultivo de maconha hidropônica, que funcionava na zona sul de Manaus.
Dentre as principais prisões está a de Luiz Carlos dos Santos Pacheco, o “Dunio”, preso pela PMAM, na Comunidade Santa Inês, na zona leste. O homem é investigado como um dos mandantes da chacina que vitimou três pessoas, em janeiro deste ano, em um campo de futebol, na mesma zona onde foi preso.
O trabalho integrado entre os órgãos de segurança segue sendo realizado de forma intensificada por tempo indeterminado para dar mais segurança à população amazonense.