Após uma sequência de competições pelo Brasil, um grupo seleto de oito criadores de cães Border Collie se classificou para a disputadíssima ISDS World Sheep Dog Trials, que, neste ano, será na Irlanda do Norte, no Reino Unido. Mesmo representando o País na “Copa do Mundo” da raça, realizada a cada três anos, o esporte parece estar fora do radar dos patrocinadores.
O evento será em setembro, mas a organização financeira começa agora. Apenas para o transporte aéreo, por animal, são necessários R$ 4 mil. Aquisição da caixa de transporte, microchipagem dos cães, sorologia obrigatória, certificações, hospedagem da equipe, alimentação e local de treinamento consumiram outros R$ 31 mil (por competidor).
Enquanto eles não surgem, a solução encontrada pelos criadores para arrecadar fundos à jornada é promover o 1° Leilão Seleção Brasileira, com ofertas de coberturas, filhotes, animais de condução e linhagens campeãs.
“Separamos parte do que temos de melhor em nossos criatórios”, garante o criador José d’ Oliveira Couto Neto, da Fazenda Pequenina, em Guaiçara (SP). Com 24 anos de seleção e treinamento no Border Collie, o veterano é o representante do grupo.
O remate será na próxima quarta-feira, dia 24 de maio, às 19h30, com idealização e transmissão do MF Leilões. O serviço de remates rurais do ecossistema MF Rural oferece como principal vantagem a antecipação dos lotes para pré-lance.
Além disso, a empresa leiloeira reverterá parte da comissão de vendas ao custeio da viagem como incentivo aos criadores. “Fica também a nossa torcida para que retornem vencedores”, diz Roberto Fabrizzi Lucas, CEO do Grupo MF Rural. Cadastro e lances em https://www.mfleiloes.com.br/
Expectativas otimistas
Segundo o criador, ao menos por enquanto, nenhum competidor brasileiro conquistou o grande prêmio da ISDS World Sheepdog Trials. Porém, os esforços em participar são compensatórios em vários aspectos. “O momento é oportuno para equiparar a evolução dos plantéis, trocar experiências com criadores icônicos, conhecer animais contemporâneos, adquirir genética melhoradora e também aperfeiçoar técnicas de treinamento”, justifica Couto.
É graças a isso que a raça vem se desenvolvendo a passos largos. Diferentemente de regiões como o continente europeu, onde a condução do rebanho com cães de pastoreio é uma prática milenar, os primeiros animais só chegaram ao Brasil na década de 1990. Apesar da discrepância entre as duas realidades, o plantel nacional foi multiplicado a partir das melhores linhagens da raça no mundo e, contando, ainda, com treinadores habilidosos.
Em decorrência da iminência de um apagão de mão de obra no campo, o mercado de cães Border Collie de Pastoreio deve crescer significativamente. Chegam para somar forças aos peões, vaqueiros e capatazes no manejo, com a vantagem de percorrerem longas distâncias, mesmo em topografias acidentadas.
Sobre o campeonato mundial, oito vagas foram destacadas aos competidores brasileiros, sendo seis no “Open” e outras duas na categoria “Jovem”. Os critérios de classificação são definidos pelos países competidores. Já, por aqui, é preciso se destacar no campeonato nacional e em outras competições oficiais.
Conheça os criadores, onde estão, tempo que criam e os cães classificados à ISDS World Sheep Dog Trials:
Anderson Pacheco
Propriedade: Canil Santa Fé, Canguçu (RS)
Tempo de criação: 8 anos
Animal classificado: FIRMEZA J.E.M (Fêmea)
Premiação recente: 4° lugar no Campeonato Brasileiro Duplo Levante Ovinos 2023
Charlei Battisti
Propriedade: Border Collie Missões, Palmeira das Missões (RS)
Tempo de criação: 9 anos
Animal classificado: BOY YUCUMÃ (Macho)
Premiação recente: 5° lugar Campeão Gaúcho Open Ovinos 2022, Vice–Campeão Gaúcho Open Ovinos 2019 e 3º lugar Campeonato Sul-Americano Duplo Levante Ovinos 2019.
Diego Cunha Schaf
Propriedade: República do Border, em Torres (RS)
Tempo de criação: 11 anos
Animal classificado: DREAM (Macho)
Premiação recente: Campeão Gaúcho Duplo Levante Ovinos 2022 e 4º lugar Campeonato Gaúcho Open Ovinos 2021
Diogo Ruiz Santos
Propriedade: Canil Border D.D, Extrema (MG)
Tempo de criação: 5 anos
Animal classificado: Capitão Fort Reno (Macho)
Premiação recente: 5° Lugar Campeonato Brasileiro Duplo Levante Ovinos 2023
João Vitor Costa Schaf
Propriedade: República do Border, Torres (RS)
Tempo de criação: 11 anos
Animal classificado: MAYA (Fêmea)
Premiação recente: 4° lugar Campeonato Gaúcho Ranch Bovinos e Vice-Campeão Brasileiro Ranch Bovinos 2017
José d’ Oliveira Couto Neto
Propriedade: Fazenda Pequenina, Guaiçara (SP)
Tempo de criação: 24 anos
Animal classificado: GARY BORDER DOG (Macho)
Premiação recente: Campeão Brasileiro Duplo Levante Ovinos 2023
Júlio César Simão
Propriedade: Canil Minas Border, Piranguçu (MG)
Tempo de criação: 13 anos
Animal classificado: CAP P.F.A.R. (Macho)
Premiações recentes: 4° lugar Campeonato Mineiro Open Ovinos, 3° lugar Campeonato Paulista Open Ovinos e 4° lugar Campeonato Brasileiro Open Bovinos 2022
Sandro da Silva Albuquerque
Propriedade: Canil Mauá, Arroio Grande (RS)
Tempo de criação: 9 anos
Animal classificado: Garra Mauá (Fêmea)
Premiação recente: Recém-iniciada em provas, a mais nova a ir para o Mundial