Rick Froberg, o vocalista estridente das bandas de post-hardcore norte-americanas Drive Like Jehu, Hot Snakes, Pitchfork e Obits, morreu aos 55 anos.
Sua morte foi anunciada por John Reis, que escreveu no Instagram:
Rick faleceu repentinamente ontem à noite de causas naturais. Sua arte tornou a vida melhor. A única coisa que ele amava mais do que arte e rock n roll eram seus amigos. Ele será lembrado para sempre por sua criatividade, visão e capacidade de trazer beleza a este mundo. Eu te amo, Rick. Vou sentir sua falta pelo resto da minha vida.
O cantor e guitarrista foi aclamado por combinar o imediatismo do punk com um toque inventivo e um canto inconscientemente apaixonado que influenciaria o subgênero emo da década de 1990 em diante. O álbum de 1994 de Drive Like Jehu, Yank Crime, apresentava canções de 10 minutos, ritmos agitados e tempos glaciais ao lado da energia punk usual, e há muito tempo é considerado um dos principais documentos do underground punk dos EUA, enquanto Hot Snakes é mais cru e direto. som estendido em quatro álbuns aclamados.
Froberg também foi um artista visual de sucesso que criou designs de capa pop art enérgicos para seus próprios lançamentos, bem como para a banda de Reis, Rocket From the Crypt.
Froberg e Reis formaram o quarteto Pitchfork em 1986 em San Diego, lançando um EP e depois um álbum, Eucalyptus, em 1990. Após a separação, a dupla se juntou à seção rítmica de outro grupo extinto recentemente, Night Soil Man, para formar Drive Like Jehu, que lançou seu primeiro álbum autointitulado em 1991 e Yank Crime – uma discografia pequena, mas influente, que informou bandas igualmente aventureiras, como At the Drive-In e Blood Brothers. A banda se separou quando o Rocket From the Crypt de Reis se tornou cada vez mais bem-sucedido, mas eles se reformaram para shows ao vivo entre 2014 e 2016.
Froberg e Reis se reuniram novamente em Hot Snakes em 1999, tocando punk de garagem. Depois de lançar três álbuns entre 2000 e 2004, eles se separaram em 2005, mas se reformaram em 2010 e lançaram mais tarde outro álbum, o aclamado Jericho Sirens. Ele anunciou recentemente que um quinto álbum estava “muito perto de terminar”.
Froberg também tocou em outra banda sem Reis, Obits, que lançou três discos entre 2009 e 2013.