Em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde ocorre na próxima semana a principal conferência climática da ONU (COP28), a Emirates decolou pela primeira vez com um A380 abastecido com 100% de combustível sustentável. O maior avião comercial do mundo fez um voo demonstração na quinta (23), a partir do aeroporto internacional DXB com SAF puro em um dos quatro motores.
A intenção foi demonstrar o potencial de substituição do querosene convencional fóssil por alternativas renováveis sem a necessidade de adaptação dos equipamentos.
Um dos quatro motores da aeronave estava movido com o SAF, que pode reduzir as emissões de carbono em até 85%, segundo cálculos com metodologias estabelecidas de avaliação do ciclo de vida (ACV), como a metodologia Corsia, quando comparado ao querosene de aviação convencional.
Atualmente, o combustível sustentável está limitado a um limite de mistura de 50% em motores para voos comerciais. Ele inclui aromáticos renováveis e imita de perto as características do combustível de aviação convencional. Foram transportados quatro toneladas de SAF, composto por querosene parafínico sintético de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados (HEFA-SPK) e querosene aromático sintético hidrodesoxigenado (HDO-SAK).
“A crescente procura global por alternativas de combustível de aviação com baixas emissões existe, e o trabalho dos produtores e fornecedores para comercializar o SAF e disponibilizá-lo será fundamental nos próximos anos para ajudar a Emirates e a indústria em geral a avançar no nosso caminho para reduzir as emissões de carbono”.
disse Adel Al Redha, Diretor de Operações da Emirates
No início deste ano, a Emirates concluiu com sucesso o primeiro voo de demonstração 100% equipado com SAF na região num Boeing 777-300ER com motor GE90.
Em março de 2022, a fabricante Airbus já tinha voado com um A380 para demonstrar a viabilidade de usar apenas SAF. A viagem durou três horas e usou 27 toneladas de combustível renovável fornecido pela TotalEnergies.
Com metas setoriais de zerar as emissões líquidas até 2050, a indústria de aviação está dando passos cada vez mais largos para inserir o SAF nas suas operações.
No próximo dia 28 de novembro, é a vez da britânica Virgin Atlantic, que tem programado o primeiro voo transatlântico de uma aeronave abastecida com 100% de combustível sustentável.
Com informações da epbr e da uol