A pequena Isa Slish é famosa nos Estados Unidos por ter se tornado a garota-propaganda de uma famosa marca de papinhas. Mesmo antes disso, os pais dela já estavam acostumados com as pessoas olhando e fazendo perguntas. Isso porque a menina nasceu sem a fíbula e o fêmur direito. Agora, aos 19 meses de vida, ela está aprendendo a andar com sua nova perna protética.
Os pais John e Meredith Slish, de Edmond, de Oklahoma, dizem que sempre respondem com paciência. “Para crianças e adultos, queremos fomentar a curiosidade e nunca a ofensa, e realmente fornecer educação no momento, usando a terminologia correta. Usamos isso como uma oportunidade para saber se as pessoas têm mais dúvidas”, explicou a mãe.
Algumas perguntas típicas que a família ouve: “Por que ela não tem um pé?”; “Ela ainda pode fazer as coisas?”; “Será que isso vai acontecer comigo também?”; e “Dói?”. Outra frase que os pais costumam ouvir com frequência é: “Ela parece diferente de mim!”.
Segundo John e Meredith, eles geralmente respondem com algo como: “Você está certo, a perna de Isa parece diferente da sua. Ela nasceu com uma perna que se parece diferente da outra perna”, ou “Sim, existem diferenças. Você pode descrever a diferença que você vê? Agora você pode ver as semelhanças?”. Eles também tranquilizam as crianças dizendo: “Isa pode fazer a maioria das coisas que você pode fazer! Às vezes, ela só precisa fazer as coisas de forma diferente, mas ela pode fazer todos os tipos de coisas como você.”
Diagnóstico na gravidez
A diferença de membros de Isa é resultado de condições congênitas detectadas em um exame de gravidez de 20 semanas, chamadas deficiência femoral proximal focal (DFPF) – caracterizada pelo desenvolvimento anormal do fêmur proximal – e hemimelia fibular, quadro em que a criança nasce sem esse osso ou com ausência parcial da fíbula. “Quando você recebe qualquer tipo de notícia inesperada sobre o desenvolvimento do seu bebê é definitivamente assustador”, disse Meredith ao portal americano Today. “Há muitas incógnitas e tínhamos muitas perguntas”, revelou.
Garota-propaganda
No ano passado, durante o Mês de Conscientização sobre Perda de Membros e Diferença de Membros, em abril, John e Meredith se inscreveram no Concurso de Pesquisa de Fotos de 2022 da Gerber, uma marca famosa de papinhas nos Estados Unidos. “Esperávamos que alguém visse o espírito de Isa e seu belo sorriso e olhos”, disse a mãe. “A diferença de membros de Isa é apenas uma parte dela”, acrescentou.
Então, em maio, Isa foi declarada a vencedora do concurso de 2022 — e o primeiro bebê da marca a ter uma diferença nos membros inferiores. Como “porta-voz” da Gerber, a pequena ganhou 25 mil doláres (o equivalente a mais de R$ 125 mil), que os Slishes reservaram para os cuidados médicos da filha.
Isa tem uma irmã, Tempe, de 5 anos. Os pais usaram os filmes da animação Como Treinar o Seu Dragão, que Tempe adora, para explicar à primogênita a condição de Isa, já que um dos personagens não possui parte da perna. A garotinha também costuma ler livros que celebram esse tipo de diversidade — no futuro, essas obras serão passadas para Isa, quando ela for mais velha. Segundo os pais, Tempe adora falar sobre a irmã caçula. “Quando estamos pagando algo no supermercado, Tempe costuma dizer [às pessoas]: ‘Meu nome é Tempe e esta é minha irmã Isa, o bebê Gerber'”, finalizou o pai.