Uma ordem de evacuação foi emitida para Yellowknife, no noroeste do Canadá, à medida que um incêndio florestal se aproxima, com um ministro local dizendo : “O incêndio agora representa uma ameaça real para a cidade”.
Shane Thompson, ministro do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas dos Territórios do Noroeste, disse na noite de quarta-feira que o incêndio pode atingir os arredores de Yellowknife no fim de semana e está a cerca de 17 quilômetros de distância.
As equipes também estavam trabalhando para evacuar Hay River, uma comunidade de 3.000 pessoas em Great Slave Lake, de ônibus ou avião na noite de quarta-feira, quando o incêndio se aproximava.
Residentes em Yellowknife, a capital e única cidade nos Territórios do Noroeste, foram instados a deixar o mais rápido possível como parte de uma evacuação em fases, com aqueles que vivem ao longo da Trilha de Ingraham, em Dettah, Kam Lake, Grace Lake e Engle Business District em o maior risco.
Outros moradores foram até o meio-dia de sexta-feira para evacuar.
A prefeita de Yellowknife, Rebecca Alty, disse que os voos de evacuação começariam na quinta-feira às 13h e continuariam até que todos fossem evacuados. Ela enfatizou que a ordem foi emitida com antecedência para dar a todos tempo suficiente para uma evacuação ordenada. “Está sendo convocado agora, para que possamos dar às pessoas a oportunidade de dirigir enquanto a rodovia ainda está aberta. A rodovia está sujeita a fechamentos a qualquer momento. As condições serão de fumaça e os residentes devem dirigir com cautela e cuidado.
“Este é um momento incrivelmente difícil para todos. Por favor, cuidem-se e ajudem-se uns aos outros como puderem. Se você estiver dirigindo e tiver espaço, considere trazer um amigo ou animais de estimação.”
Na noite de terça-feira, as autoridades locais declararam estado de emergência em todo o território e uma ordem de evacuação para os arredores de Yellowknife, uma cidade com uma população de 20.000 habitantes.
“Nos encontramos em uma situação de crise e nosso governo está usando todas as ferramentas disponíveis para ajudar”, disse Thompson.
A cidade de Enterprise foi 90% destruída , enquanto a comunidade vizinha de Hay River estava “ficando sem tempo” para evacuar, disse o prefeito Kandis Jameson na terça-feira.
Uma família que escapou de Hay River disse que seu carro começou a derreter ao redor deles enquanto eles se afastavam depois que uma ordem de evacuação foi emitida no domingo. “Foi honestamente insano. Quando saí do nosso veículo na Enterprise, apenas chorei ”, disse uma mulher à CBC.
Cinzas caindo e fumaça visível eram prováveis em Yellowknife quando o fogo se espalhou por 163.000 hectares (402.000 acres).
Algumas pessoas tiveram que ser transportadas de avião para a segurança. Um homem disse a um repórter de rádio da CBC que foi enviado para um centro de evacuação a mais de 600 milhas de casa, no norte de Alberta . “Eles estão nos dispersando por todo lugar”, disse ele.
Yellowknife fica a cerca de 250 milhas ao sul da borda do Círculo Polar Ártico.
Somente neste verão, os Territórios do Noroeste tiveram mais de 2 milhões de hectares queimados – um número que deve aumentar, com 236 incêndios florestais atualmente ativos em todo o território .
Julho viu o dia mais quente já registrado no extremo norte do país, quando Fort Good Hope – uma comunidade a cerca de 500 milhas a noroeste de Yellowknife – atingiu 37,4°C .
O oeste do Canadá está enfrentando uma onda de calor que quebrou 19 recordes diários de temperatura na terça-feira e está alimentando centenas de incêndios florestais fora de controle.
Na província de British Columbia, no Pacífico, cerca de 80 pessoas foram forçadas a se abrigar em uma pousada na montanha depois que sua única saída foi cortada por um incêndio em rápida expansão.
As pessoas retidas, incluindo hóspedes do alojamento e campistas de acampamentos próximos, abrigaram-se durante a noite no Cathedral Lakes Lodge, perto de Keremeos, no sul da província, antes de descerem a montanha em veículos na tarde de quarta-feira.
As chamas envolveram partes de quase todas as 13 províncias e territórios canadenses este ano, forçando evacuações de casas, interrompendo a produção de petróleo e gás e atraindo equipes federais e internacionais de combate a incêndios.
*Com informações: The Guardian