Ônibus e caminhões que atravessam a Rodovia Presidente Dutra entre Rio de Janeiro e São Paulo poderão contar com uma nova opção de abastecimento.
Nesta sexta (24/11), o governo estadual do Rio de Janeiro lançou um projeto-piloto de corredor sustentável com sete postos de combustíveis adaptados para abastecer veículos pesados a gás natural e biometano.
A ideia é incentivar a substituição de diesel fóssil por combustíveis com menor intensidade de carbono e reduzir a poluição sonora, de acordo com a Secretaria de Energia e Economia do Mar, que coordena o projeto.
No corredor, os veículos poderão ser totalmente abastecidos em um terço do tempo normal. Em um posto não adaptado, um ônibus ou caminhão leva de 45 a 50 minutos para encher o tanque com gás natural. Já nos novos, o processo é feito em 15 minutos.
Para incentivar os postos a aderir ao projeto, o governador Cláudio Castro publicou um decreto criando o Selo Corredor Sustentável, concedido aos que se adaptarem para fornecer combustíveis de baixo carbono.