A semana começa com novas previsões de chuvas em todo o país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta para temporais intensos em 21 estados. O alerta prevê cortes de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Dez estados incluindo Minas Gerais e Rio de Janeiro estão em estágio laranja, que indica perigo, outros 11 estados estão em estágio amarelo classificado como perigo potencial, neste nível estão os estados de São Paulo e Distrito Federal.
Neste final de semana, os temporais provocaram estragos em grande parte do país. Em São Paulo, temporais causaram estragos em várias cidades, matou quatro pessoas e as chuvas deixaram mais de 500 desalojados. Os municípios de Sorocaba e Socorro decretaram estado de emergência.
A cidade do Rio de Janeiro amanheceu debaixo d’água nesta segunda-feira (22).
A chuva forte provocou alagamentos em várias regiões do Rio e afeta abastecimento de água. Botafogo, Catete, Flamengo, Lapa e mais bairros registraram pontos de interdição. A Defesa Civil do Rio afirma ter acionado 85 sirenes em 54 comunidades.
O Centro de Operações Rio, da prefeitura, informou que a capital fluminense entrou no Estágio operacional 3 por volta das 2h50 do domingo (21) devido às fortes chuvas que se aproximaram da cidade.
O Estágio 3 é o 3º nível em uma escala de 5 e significa que “uma ou mais ocorrências estão impactando a cidade. Há certeza de que haverá ocorrência de alto impacto, no curto prazo”.
A Águas do Rio informou, na manhã deste domingo (21), que a Cedae precisou reduzir a produção de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu e interrompeu a operação das represas do Sistema Acari. “As medidas emergenciais foram tomadas para controlar a qualidade da água”, disse a estatal.
A Cedae afirmou que o Guandu voltou a 100% da operação ao meio-dia.
Com a redução na operação, é esperado que falte água no Grande Rio. Regiões afetadas: Centro e Zonas Sul e Norte do Rio de Janeiro e municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Belford Roxo, Nilópolis, Queimados, Japeri e Mesquita, na Baixada Fluminense.
Os bombeiros realizaram cerca de 30 atendimentos em todo o RJ, a maioria referente a salvamentos de pessoas, inundações e alagamentos. Até a última atualização desta reportagem, não havia relatos de novas vítimas.
Com informações de CBN Primeiras Notícias e G1
Fotos: Edu Sousa e José Lucena/Estadão Conteúdo