Duas pessoas morreram, outras 10 foram hospitalizadas e uma sala de emergência foi temporariamente fechada em Nova York depois que vários indivíduos foram expostos a uma substância desconhecida em um prédio residencial para idosos.
O Corpo de Bombeiros de Syracuse disse que as equipes chegaram ao complexo de apartamentos Brighton Towers por volta das 10h da quarta-feira para encontrar duas pessoas mortas e uma gravemente doente dentro de uma unidade no sexto andar da Torre 1.
Enquanto esperavam a chegada do médico legista, vários policiais de Syracuse começaram a se sentir mal, de acordo com um comunicado à imprensa do corpo de bombeiros.
As autoridades logo determinaram que “algum contaminante desconhecido era possivelmente o responsável pela doença” e que a unidade era potencialmente perigosa.
Três policiais e um bombeiro foram transportados para o Upstate University Hospital, disse o SFD. Pouco depois de chegarem, vários funcionários do hospital também começaram a se sentir mal.
Como resultado, o Departamento de Emergência foi fechado por mais de duas horas “para controlar os pacientes e evitar novas exposições”, segundo o corpo de bombeiros.
Os moradores do sexto andar do prédio de apartamentos impactado foram temporariamente evacuados “como medida de precaução”, mas foram autorizados a retornar às 18h daquela noite.
No total, nove socorristas foram hospitalizados como resultado do incidente, de acordo com a WSYR-TV, afiliada da ABC: quatro policiais, um bombeiro, dois paramédicos, uma enfermeira do Upstate Hospital e um funcionário do registro do Upstate Hospital.
O paciente gravemente doente encontrado dentro do apartamento do sexto andar foi transportado para um hospital local e já recebeu alta, de acordo com o corpo de bombeiros.
Os outros nove indivíduos expostos à substância também receberam alta do hospital , de acordo com a WRVO Public Media, que observou que o residente foi tratado por um “estado mental alterado” antes de receber alta.
Uma investigação sobre o incidente de quarta-feira está em andamento, de acordo com o corpo de bombeiros.