Os Estados Unidos criaram 216 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola em dezembro, acima do esperado, com estabilidade da taxa de desemprego em 3,7%, apontam dados do payroll divulgado. “Os resultados do Payroll surpreenderam negativamente, com a criação de 216 mil novas vagas em dezembro, ultrapassando a projeção de 170 mil. Isso destaca a robustez da economia americana, embora traga consigo uma nota de preocupação. O aumento no Payroll pode intensificar a pressão sobre a inflação, diminuindo as chances de um corte de juros em março”, diz Cleide Rodrigues, analista chefe da Money Wise Research.
Desde de março de 2022, o Federal Reserve deu início a um processo de aumento das taxas de juros, levando a taxa a atingir 5,5%, permanecendo nesse nível desde julho. Atualmente, o Banco Central dos Estados Unidos está atentamente monitorando indícios de uma desaceleração da inflação.
Para a analista da MW, a estabilidade da taxa de desemprego em 3,7% desde dezembro é notável, indicando que, apesar da criação de mais empregos, o número de desempregados permanece relativamente constante, o que ajuda a conter a pressão inflacionária. Agora, o foco se volta para as implicações potenciais na política monetária, ressaltando a importância de monitorar de perto o equilíbrio entre o crescimento econômico e os riscos inflacionários.
O que é o payroll?
O Payroll, ou folha de pagamento, também é chamado de Nonfarm Payroll e traz dados a respeito do número de empregos nos Estados Unidos (EUA). É um dos relatórios econômicos mais importantes do mundo, e é divulgado pelo Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). Este indicador reflete a situação econômica norte-americano no mês de referência, fornecendo insights valiosos sobre a sáude financeira da maior economia do mundo. Ele é divulgado toda primeira sexta-feira do mês.