Pelo menos 16 pessoas, incluindo o ministro do Interior da Ucrânia, Denys Monastyrsky, funcionários do alto escalão ucranianos e várias crianças morreram depois da queda do helicóptero sobre um jardim de infância, nesta quarta-feira (18), no subúrbio de Kiev.
Várias crianças da escola em Brovary estavam entre as vítimas depois que os destroços atingiram o prédio. Klymenko disse, em nota, que o helicóptero transportava Monastyrskiy e outras oito pessoas. E que o vice-ministro de Monastyrskiy, Yevhen Yenin, e o secretário de Estado, Yuriy Lubkovych, também morreram no acidente.
As autoridades não deram conta imediata da causa do acidente. No entanto, o serviço de segurança do estado da SBU disse que está investigando possíveis causas, incluindo violação das regras de voo, mau funcionamento técnico e destruição intencional do helicóptero.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, descreveu o acidente como “uma terrível tragédia” em uma “manhã negra”. “A dor é indescritível”, escreveu ele no Telegram.
Monastyrsky, responsável pela polícia e segurança na Ucrânia, é o oficial ucraniano mais graduado a morrer desde o início da guerra. O chefe da polícia nacional, Ihor Klymenko, disse que Monastyrsky foi morto junto com seu vice e outros altos funcionários do ministério.
O governador regional disse que 18 pessoas morreram, mas os serviços de emergência anunciaram mais tarde um saldo de 15 mortos e 25 outras pessoas ficaram feridas, incluindo 10 crianças.
“Havia crianças e … funcionários no berçário no momento desta tragédia. Todos já foram evacuados. Há vítimas”, escreveu o governador da região de Kyiv, Oleksiy Kuleba, no Telegram.
Imagens mostram as consequências imediatas do acidente fatal de helicóptero na Ucrânia – vídeo
“Por enquanto, estamos considerando todas as versões possíveis do acidente de helicóptero”, acrescentou o procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, em meio a sugestões de que pode levar vários dias até que a causa do acidente seja estabelecida.
Uma testemunha disse que viu o helicóptero se aproximar do prédio vizinho da janela de sua cozinha antes de cair bruscamente e que na hora havia nevoeiro.
“Vimos pessoas feridas, vimos crianças. Havia muito nevoeiro aqui, tudo estava espalhado por toda parte. Ouvimos gritos e corremos na direção deles”, disse Glib, um morador local de 17 anos.
O motor carbonizado e queimado e a asa traseira do helicóptero estão encostados na entrada do prédio residencial e outras partes do helicóptero estão espalhadas entre o prédio e o berçário.
“Pegamos as crianças e as passamos por cima da cerca, longe do berçário porque estava pegando fogo, principalmente no segundo andar”, disse ele.
A investigação está sendo realizada pelo serviço de segurança da Ucrânia, disse Klymenko.
A primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, parecia emocionada minutos antes de participar de uma sessão do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça. “Outro dia muito triste hoje – novas perdas”, disse ela.
O presidente do fórum, Børge Brende, pediu 15 segundos de silêncio após abrir a sessão para homenagear as autoridades ucranianas mortas no acidente.
O acidente que vitimou crianças do Jardim da Infância aconteceu quatro dias após um ataque de míssil russo atirar, em um prédio de apartamentos, no sudeste da Ucrânia que matou 45 civis, incluindo seis crianças – o ataque mais mortal contra civis desde a primavera.
“Não tive tempo de me recuperar de uma tragédia, já existe outra”, disse Kyrylo Tymoshenko, vice-chefe do gabinete presidencial ucraniano.
Separadamente, a Ucrânia relatou intensos combates durante a noite no leste do país, onde ambos os lados tiveram perdas.