Milhares de residentes receberam ordens de evacuar a capital dos Territórios do Noroeste do Canadá enquanto os incêndios florestais queimavam a região.
Na sexta-feira, um incêndio foi relatado como ocorrendo a 16 quilômetros da borda norte de Yellowknife, de acordo com a NBC News , e se aproximando de uma grande rodovia.
Moradores de Yellowknife, capital dos Territórios do Noroeste do Canadá e lar de cerca de 20.000 pessoas, estavam trabalhando contra o prazo de sexta-feira ao meio-dia para evacuar suas casas.
Conforme relatado pela CNN , houve 236 incêndios florestais ativos na região na sexta-feira. Juntamente com Yellowknife, várias outras comunidades dos Territórios do Noroeste receberam ordem de evacuação.
Na quinta-feira, 10 aviões deixaram Yellowknife transportando 1.500 passageiros, com a esperança de que outros 22 voos pudessem partir na sexta-feira com mais 1.800 passageiros, segundo a NBC News.
As autoridades têm incentivado as pessoas a sair de carro e caronas, se possível. “Os voos de evacuação devem ser usados como último recurso para aqueles que não têm a opção de evacuar por estrada”, disseram autoridades do território, segundo a CNN.
“Quero deixar claro que a cidade [Yellowknife] não está em perigo imediato e há uma janela segura para os residentes deixarem a cidade por via rodoviária e aérea”, disse Shane Thompson, ministro do governo para os Territórios, em entrevista coletiva, por CBS News . “Sem chuva, é possível que (o fogo) atinja a periferia da cidade até o final de semana.”
“Estamos todos cansados da palavra sem precedentes, mas não há outra maneira de descrever esta situação nos Territórios do Noroeste”, acrescentou Caroline Cochrane, Premier dos Territórios do Noroeste, em um comunicado na noite de quarta-feira, de acordo com a CNN.
De acordo com o canal, o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau se reuniu com um grupo de altos funcionários do governo e ministros na quinta-feira para discutir os incêndios.
O morador de Yellowknife, Ruoy Pineda, disse à CNN sobre as tentativas de sua família de evacuar a capital e descreveu as condições difíceis.
“Na verdade, não estávamos totalmente preparados”, disse Pineda. “Na estrada, estávamos todos com medo do que víamos à nossa frente, mas continuamos nos lembrando de que é melhor estar fora do que encalhado.”
Nunca perca uma história – inscreva-se no boletim informativo diário gratuito da PEOPLE para se manter atualizado sobre o que a PEOPLE tem de melhor a oferecer, desde notícias sobre celebridades até histórias convincentes de interesse humano.
“Na estrada, dava para ver o fogo e estávamos lutando por causa da fumaça”, continuou ele. “A visibilidade na estrada estava muito ruim. Não podíamos nem ver se alguém estava à nossa frente. Estamos muito exaustos agora. Mal dormimos e estamos muito preocupados com nossa casa em Yellowknife e se ainda teremos um lar.”
Esta é a pior temporada de incêndios registrada no Canadá, de acordo com a NBC. Na quarta-feira, havia 1.067 incêndios florestais ativos em todo o Canadá, segundo a CBS.