Uma nova polêmica sobre a Covid-19. Em uma entrevista esta semana na News Fox News dos Estados Unidos (EUA), a infectologista e cientista chinesa Dra Yan informou que o vírus foi liberado propositalmente do laboratório na China.
A Dra. Yan é uma médica respeitada que se especializou em virologia e imunologia na Escola de Saúde Pública de Hong Kong antes de fugir do país em abril de 2020, após começar a investigar o crescente número de casos de C-19 que saíram da China continental que envolveram transmissão de humano para humano.
Ela disse que relatou suas descobertas ao seu supervisor em 16 de janeiro de 2020, mas foi quando ele supostamente disse a ela “para ficar em silêncio e ter cuidado”.
“Como ele me alertou antes, ‘Não toque na linha vermelha'”, disse Yan, referindo-se ao governo. “Teremos problemas e desapareceremos.”
Enquanto isso, a China insistiu que tem sido “aberta e transparente” sobre as origens da C-19 na sequência do novo relatório do Departamento de Energia dos EUA.
Falando a repórteres esta semana, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning Mao, disse que a China “compartilhou a maioria dos dados e resultados de pesquisas sobre rastreamento de vírus e fez contribuições importantes para a pesquisa global de rastreamento de vírus”.
Veja o vídeo completo no canal Fox news!
O apresentador Tucker Carlson perguntou a Yan se ela ainda acredita que o vírus foi intencionalmente liberado quase três anos após o início da pandemia.
“Claro, não foi um acidente”, ela respondeu.
“Talvez para as pessoas que não têm esse tipo de experiência em laboratório de biossegurança 3 ou 4 com coronavírus, talvez seja fácil aceitar o vazamento do laboratório de acidentes. No entanto, sou um cientista, trabalhando em [um] laboratório de pesquisa usando coronavírus . E posso dizer a você, com base no protocolo de impressão e também no outro sistema de vigilância, seria impossível que o vazamento do laboratório acontecesse acidentalmente em tal laboratório e causasse o surto de Wuhan e também a pandemia “, Yan disse.
“Então, definitivamente, agora acabamos de chegar ao primeiro passo. Foi do laboratório da China, e precisamos buscar a verdade da origem, e precisamos continuar.”
Carlson sugeriu que o governo chinês desencadeou o COVID para destruir as economias ocidentais e elevar sua própria posição globalmente.
Yan disse que, com base nas evidências que viu e na fonte com quem falou, o vírus foi “intencionalmente trazido para fora deste rigoroso laboratório e liberado na comunidade”.
“No entanto, não acho que o surto em Wuhan tenha sido intencional. Eu diria que foi porque [o] governo do PCC e os cientistas militares subestimaram a transmissibilidade”, acrescentou ela. “É por isso que finalmente ficou fora de controle e o custo [foi] um surto local. No entanto, devemos saber que [o] governo do PCC intencionalmente o deixou ir por todo o mundo para matar milhões de pessoas em todo o mundo mais tarde”.
Yan era uma médica respeitada que se especializou em virologia e imunologia na Escola de Saúde Pública de Hong Kong antes de fugir em abril de 2020, depois de começar a investigar o número crescente de casos provenientes da China continental que envolviam a transmissão de humano para humano.
Moradores esperam na fila para o teste de rotina de COVID-19 em um local de teste de coronavírus em Pequim, 7 de dezembro de 2022. (AP Photo/Andy Wong)
*Com informações: Fox News