BRASÍLIA – Entre os dias 25 e 29 de setembro, uma comitiva da Antaq participa de visita técnica aos Estados Unidos com foco em Gestão de Hidrovias e da Navegação Interior. A missão internacional é mais uma importante etapa do acordo que será celebrado entre a autarquia brasileira e o U.S. Army Corps of Engineers (Usace), entidade responsável por gerir todo o Vale do Mississipi desde 1824.
Diretores e técnicos da Antaq serão acompanhados por representantes do Corpo de Engenheiros do Exército Americano em visitas ao Porto de Nova Orleans (LA); ao Centro de Estudos Fluviais da Universidade Estadual da Louisiana; ao Centro de Dragagem da Usace, entre outros locais estratégicos para a agência, que tem como ação prioritária do seu Plano Geral de Outorgas (PGO) o desenvolvimento das hidrovias brasileiras.
Saiba mais: Hidrovias e derrocamento do Pedral do Lourenço/PA são temas de audiência pública na Comissão de Viação e Transportes da Câmara – Diretor-geral da Antaq defendeu as vantagens competitivas, ambientais e operacionais do modal hidroviário
De acordo com o diretor-geral, Eduardo Nery, a aproximação com a Usace é fundamental para trazer agilidade e qualidade a todo o processo que a Agência terá que percorrer até chegar ao modelo ideal de concessão desse modo de transporte que, segundo ele, é “a última fronteira da intermodalidade no Brasil”.
“O que a Usace tem a nos oferecer é experiência e conhecimento para que possamos qualificar nosso corpo de servidores quanto aos aspectos econômicos, de engenharia, ambientais e de regulação das hidrovias. Ao final desta semana, assinaremos um Memorando de Entendimentos (MoU) nesse sentido com nossos anfitriões, um passo importante que antecede a formalização do acordo que celebraremos”, afirmou Nery.
Participam também da missão a diretora Flávia Takafashi e os diretores Lima Filho e Alber Vasconcelos, acompanhados por gestores das áreas de Concessões, Regulação, Estudos, Jurídica e de Comunicação Social.
Visita à Agência Reguladora americana
Encerrando a programação da Missão aos EUA, a comitiva fará uma visita institucional à Federal Maritime Commission (FMC), órgão do governo americano correspondente à Antaq, responsável pela regulação do setor e por garantir competitividade e integridade à cadeia oceânica de abastecimento.