Um ativista ambiental é removido da ”Fontana della Barcaccia” pela polícia enquanto o outro ativista derrama tinta preta dentro da fonte em Roma no sábado, 1º de abril de 2023.
Um grupo chamado Ultima Generazione ou Last Generation derramou o que eles descreveram como um líquido preto à base de carvão na água da fonte Barcaccia na base da Escadaria Espanhola no centro de Roma.
O grupo postou um vídeo no Twitter, mostrando três homens e uma mulher dentro da fonte abrindo sacos de papel com um pó preto.
“É um absurdo que esse gesto os choque, quando vivemos uma emergência de seca que está colocando a agricultura, a produção de energia em crise”, disse o grupo no tweet.
O grupo foi parado por oficiais dos Carabinieri e pela polícia da Capital de Roma no sábado, disse um porta-voz da polícia. Eles estão sob custódia sob acusação de desfigurar um monumento público e entrar em uma fonte. A água permaneceu negra com manchas visíveis na fonte de mármore na tarde de sábado.
O prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, visitou a fonte – projetada por Pietro Bernini em 1629 – e postou uma foto sua olhando para a água escura.
“Roma está na vanguarda na luta contra a mudança climática e na proteção do patrimônio artístico”, disse ele.
“Jogar um líquido preto na Barcaccia, arriscando estragá-la, é um gesto absolutamente errado que não ajuda o meio ambiente”, acrescentou, dizendo que estão em andamento trabalhos para garantir que não haja danos permanentes.
O mesmo grupo se colou a um pedestal nos museus do Vaticano, à obra-prima “Primavera” de Sandro Botticelli nas galerias Uffizi em Florença e à estátua Unique Forms of Continuity in Space no Museo del Novecento em Milão no ano passado.
*Com informações: CNN USA