Continuam as buscas pelo jornalista britânico e o indigenista desaparecidos no Vale do Javari.
O jornalista britânico Dom Phillips, correspondente do jornal “The Guardian” e o indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira, funcionário licenciado da Funai, desapareceram enquanto percorriam de barco o trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, no estado do Amazonas, no último domingo (05).
Segundo populares, eles foram vistos pela última vez na manhã de domingo, quando deixaram a comunidade de São Rafael.
Polícia Federal, Polícia Civil do Amazonas, Guarda Nacional, Funai, Marinha e Exército realizam buscas, mas familiares e ONGs de defesa ambiental temem que a dupla possa estar em risco, já que que Pereira vinha recebendo ameaças. Confira um resumo do que se sabe sobre o caso até agora.
De acordo com a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), da qual Pereira faz parte, a dupla deveria ter chegado em Atalaia do Norte por volta de 8h ou 9h de domingo, “o que não ocorreu”.
O Ministério das Relações Exteriores informou hoje que está acompanhando as buscas.
Em nota, o Itamaraty diz que a Polícia Federal está atuando na região, “tomando tods as providências para localizá-los o mais rápido possível”.
O porta-voz do jornal “The Guardian” declarou estar acompanhando a situação em contato com as embaixadas brasileira e britânica.