A época do carnaval costuma demandar um gasto energético a mais dos foliões que aproveitam os dias de festa. Isso pode afetar a dieta rotineira das pessoas, que tendem a consumir alimentos mais calóricos e aumentar o consumo de bebida alcoólica. Por isso, é importante ficar atento à alimentação para garantir a manutenção da saúde durante a folia.
De acordo com a nutricionista e responsável técnica da Clínica-Escola de Nutrição da UNINORTE – Centro Universitário do Norte, Manuela Marinho, é importante fazer uma refeição saudável e de fácil digestão antes de cair na folia. “A refeição deve ter todos os macronutrientes, ou seja, carboidratos, proteínas e lipídios, para garantir energia para a festa. É importante que seja uma alimentação de fácil digestão, de preferência com alimentos bem cozidos, para evitar gases e desconforto”, orienta. Frituras em excesso devem ser evitadas.
Beber bastante água ou suco é outra medida importante, antes e durante as festas, afirma a nutricionista. Isso porque a bebida alcoólica desidrata o corpo, então é preciso estar atento à hidratação. “Tomar vez ou outra uma garrafinha de água ajuda bastante. Cuidado sempre com os exageros, pois excesso de álcool e comidas gordurosas vão fazer com que a ressaca seja muito pior”, alerta.
Uma boa alimentação também pode ajudar nos efeitos da ressaca, afirma a nutricionista. “Muito líquido, frutas naturais e refeições de fácil digestão são indicados para lidar com os efeitos da ressaca. Chá de boldo também pode ajudar. O mais importante é descansar bem após a festa e esperar o efeito do álcool passar”, aconselha Manuela.A Clínica-escola de Nutrição da UNINORTE está com agendamento aberto ao público. Para marcar uma consulta, entre em contato pelo número (92) 3212-5169