O Vice-presidente e Diretor de Gerenciamento de Futebol Amador da Federação de Futebol-FAF, Eufrásio Assis, participou de uma Audiência Pública para debater a valorização do futebol amador brasileiro. O encontro ocorreu, às 15h, na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados, no Plenário 4, em Brasília-DF.
Proposta pelo Deputado Airton Faleiro (PT-PA), a reunião teve como objetivo discutir a criação de políticas públicas para fortalecer o futebol amador nas cidades, por meio das ligas municipais e clubes amadores. O representante da FAF, destacou a importância do futebol amador como um elemento para combater a violência, contribuir na inclusão social e na melhoria da qualidade de vida das pessoas.
“O futebol amador é um catalisador poderoso na construção de comunidades mais unidas e resilientes. As ligas municipais, estão para promover campeonatos amadores para todas as faixas etárias, e não apenas proporcionam momentos de lazer, mas também fomentam a inclusão social e contribuem, significativamente para a redução dos índices de violência”, destacou.
Ele ressaltou ainda que as ligas municipais desempenham um papel crucial na promoção de campeonatos amadores para todas as faixas etárias, além de desenvolver projetos sociais com crianças e adolescentes.
“As ligas ensinam, além de habilidades esportivas, valores fundamentais como, trabalho em equipe, respeito e disciplina. O futebol amador é uma ferramenta poderosa para melhorar a qualidade de vida das pessoas do interior e fortalecer os laços que formam a base de uma sociedade mais igualitária. O Brasil mais profundo existe e ele respira futebol”, afirmou.
Na audiência foram discutidas possíveis soluções para superar os obstáculos e promover o futebol amador de maneira mais abrangente. A Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados reafirmou seu compromisso em buscar alternativas e desenvolver ações concretas para fortalecer o futebol amador no Brasil, reconhecendo seu papel fundamental na construção da sociedade.
Na reunião, estavam presentes o o presidente da Associação das Ligas Esportivas Brasileiras-ALEB, Ricardo Oliveira, o secretário da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Lúcio Flávio, o consultor da Confederação Nacional de Municípios-CNM, João Luiz dos Santos, a diretora de esporte educacional da Secretaria Nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, do Ministério do Esporte, Cássia Damiani. Também marcaram presença na reunião o presidente da Associação Amazonense Das Ligas De Futebol Amador – AALFA, Edson Prestes e seu vice-presidente, Clebson Menezes.
Durante o debate, Prestes ressaltou as dificuldades de fazer futebol no interior do Amazonas e garantiu que é uma necessidade e missão de levar alegria e lazer aos povos tradicionais.
“Todas as ligas passam por dificuldades e estou aqui para representar o Amazonas, temos que trabalhar focados para chegar os recursos para todas as ligas do Brasil. Com isso, venho pedir que compartilhem conosco desse projeto importantíssimo, não só para o futebol, mas para economia. Nesse projeto estão inseridas as crianças e também o futebol feminino. Hoje, eu estou aqui e agradeço a todos os presidentes das ligas do nosso estado, minha gratidão se estende ao presidente da FAF. Juntos realizamos a Copa da Floresta e queremos muito mais”, completou o presidente do AALFA.