A Miura, reconhecida por sua expertise no mercado financeiro, vai além de oferecer soluções de investimentos. A empresa integra sua atuação com um compromisso social, transformando vidas e ajudando jovens em situação de vulnerabilidade social a conquistar um futuro profissional mais próspero e sustentável. Em parceria com o Instituto Diego Lima, uma instituição que forma atletas de MMA, a Miura levou a sua área educacional, como uma iniciativa inovadora que oferece educação financeira de qualidade para os jovens que sonham em mudar sua realidade.
A ideia de unir a experiência de uma instituição de ensino focada em MMA com a expertise em investimentos não poderia ser mais apropriada. Os jovens atendidos pelo Instituto Diego Lima não apenas aprendem a arte do MMA, mas também são preparados para enfrentar as adversidades da vida. Parte dessa preparação inclui a educação financeira, um componente crucial que muitas vezes é negligenciado em comunidades carentes.
“Assim como um lutador se prepara para o octógono, o futuro financeiro de um vencedor também precisa ser estruturado de forma estratégica. A Miura quer garantir que, quando esses jovens atingirem o seu objetivo, eles saibam o que fazer com o dinheiro que, porventura, venham a conquistar em sua trajetória. A educação financeira é a chave para um futuro próspero”, afirma Fábio Biral, sócio da Miura e responsável pelo projeto educacional no Instituto Diego Lima.
A iniciativa oferece aulas que estão sempre sendo aprimoradas e atualizadas com novas pautas, dinâmicas e convidados estratégicos para oferecer soluções de acordo com o perfil e necessidade dos atletas, e são ensinadas desde noções básicas de gestão financeira até estratégias mais avançadas, preparando os jovens para lidar com grandes somas de dinheiro no futuro. Um exemplo disso é Elves Brener, 27 anos, lutador do UFC e aluno do Instituto Diego Lima. Para ele, o esporte sempre foi uma forma de melhorar a qualidade de vida da sua família, e a primeira oportunidade de competir profissionalmente aconteceu enquanto estava no Instituto. “Foi uma luta que caiu em cima da hora e acabamos assinando o contrato. Quando venci minha primeira luta no UFC, foi algo muito maravilhoso pra mim, porque venho de uma cidade pequena do Amazonas, cerca de 60 mil habitantes. Poder, através do esporte, representar minha cidade e levar minha bandeira para a Austrália, onde estreei, foi extremamente gratificante.”, comenta.
Elves ainda destaca a importância do suporte da Miura, “ter o apoio da Miura e aprender sobre educação financeira foi um diferencial enorme. Eu tinha um amigo no UFC que fez algumas lutas, mas quando saiu, não tinha mais dinheiro algum. Isso me fez perceber que eu não poderia seguir o mesmo caminho. A educação financeira da Miura abriu meus olhos e me ensinou a planejar o futuro.”
Para ele, a educação financeira teve um papel crucial em sua trajetória. “Quando comecei a frequentar o Instituto, entendi como essa aprendizagem poderia me ajudar a planejar meu futuro de forma mais segura. Estreei no UFC em 2023 já preparado financeiramente e hoje, posso focar nos treinos e ver meus investimentos crescerem, sem me preocupar com as finanças, sabendo que estou tomando as decisões certas.”, conclui Brener.
Evitar o “Nocaute Financeiro”
Em um cenário onde jovens atletas podem, eventualmente, ganhar grandes prêmios ou fechar contratos milionários, a falta de uma base sólida de educação financeira pode levar a sérios problemas.
“Nosso objetivo com o projeto educacional é que esses jovens já saibam o que fazer com o dinheiro conquistado. A educação financeira não é apenas sobre entender produtos financeiros, mas também sobre tomar decisões assertivas, construir uma reserva de emergência e garantir um futuro seguro. Queremos que esses jovens além de superarem suas dificuldades financeiras, estejam preparados para administrar seu dinheiro”, destaca Mayros Gama, sócio da Miura.
O projeto não só oferece educação financeira, mas também ajuda a formar pessoas melhores e mais preparadas para os desafios da vida, com uma abordagem integral que valoriza o desenvolvimento humano. “Acreditamos que o esporte tem o poder de transformar vidas. O MMA não apenas ensina disciplina, mas também ajuda a formar cidadãos responsáveis, com valores que podem ser aplicados em qualquer área da vida. Com a Miura Educacional, conseguimos dar a esses jovens uma ferramenta poderosa para que, ao atingirem seus objetivos no esporte, eles saibam como gerenciar suas finanças e trilhar um caminho sustentável e seguro”, afirma Diego Lima, representante do Instituto