No dia 23 de novembro, o município de Fonte Boa (distante 677 quilômetros de Manaus) estará no centro das atenções de todo amante do futebol amazonense. Isso porque a cidade do Alto Solimões será palco da grande final da Copa da Floresta, espetáculo que contará com a presença de autoridades e esportistas de destaque da região.
Entre as personalidades que prestigiarão a partida decisiva entre as seleções de Fonte Boa e Silves, está Aderbal Lana, treinador símbolo do futebol baré. Realizado com a confirmação da presença de Lana na decisão, o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha comentou sobre a importância do treinador na evolução do futebol do Amazonas.
“A Copa da Floresta é uma reunião de amazonenses apaixonados por futebol, homens do interior que mostram seu talento e força em cada jogada e em cada passo rumo aos seus objetivos. E na grande final, teremos a honra de contar com a presença de um amazonense de coração, um homem que tanto contribuiu para que conquistássemos nosso espaço nacional. Temos muito orgulho de poder compartilhar esse momento com o professor Aderbal Lana, profissional que tanto valoriza os jogadores da nossa terra”, declarou Rozenha.
Reconhecido por revelar e lapidar talentos amazonenses ao longo da carreira, Aderbal Lana estará diante de um grande espetáculo protagonizado por atletas e profissionais do Amazonas mais profundo. O treinador, que já acompanhou outras competições disputadas por seleções municipais do interior do estado, exaltou a estrutura de mais uma edição da Copa da Floresta.
“Como treinador de futebol estou sempre atento às competições e ao que movimenta o futebol do estado. Já acompanhei outras competições parecidas, vi vários jogos e desta vez, terei a oportunidade de fazer parte da decisão da Copa da Floresta, essa competição que tem movimentado o interior do Amazonas. Espero que as duas equipes estejam em um bom dia e que possamos acompanhar um excelente jogo”, afirmou Lana.
Em 2023, Aderbal Lana tornou-se o treinador mais velho em atividade no futebol brasileiro e neste dia 10 de novembro em que completa 78 anos, ele se prepara para 2025, temporada em que comandará novamente o Princesa do Solimões, clube de Manacapuru com o qual o treinador foi vice-campeão amazonense em 2022, com um elenco repleto de jovens jogadores amazonenses.
A Velha Raposa
Ex-jogador, Aderbal Domingos Lana deu seus primeiros passos como treinador de futebol goiano, mas foi em terras amazônicas que o mineiro de Uberlândia construiu trabalhos de sucesso que o levariam a fazer do Amazonas sua segunda casa. No futebol baré, Lana destacou-se inicialmente, à frente do Nacional FC, clube que comandou entre 1985 e 1991.
Após uma experiência na Arábia Saudita e um rápido retorno ao futebol goiano, o treinador voltou ao Amazonas para conduzir o São Raimundo em sua época mais vitoriosa, no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Desde então, entre idas e voltas, Aderbal Lana também escreveu seu nome na história de clubes como Manaus FC e Princesa do Solimões.
Ao longo de tantas temporadas no futebol amazonense, foram muitas conquistas e times históricos comandados. Só do Campeonato Amazonense, Lana conquistou 11 títulos. No currículo, a “Velha Raposa” – apelido dado por torcedores – também tem três títulos da extinta Copa Norte e o histórico acesso à Série B do Campeonato Brasileiro com o Tufão da Colina. Com toda essa trajetória, Aderbal Lana e futebol amazonense compartilham de uma estreita relação ao longo da história e se unem mais uma vez na grande final da maior competição de futebol não profissional da região Norte do Brasil.