Pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro Série D, o Nacional FC derrotou a Tuna Luso-PA, por 2 a 1, no estádio Ismael Benigno, a Colina, neste domingo (16). Com o resultado, o Leão da Vila Municipal chegou a 27 pontos, retomou a liderança da competição e se mantém invicto em casa. Os gols foram marcados por Iury Tanque e Daciel para o Naça e Samuel descontou para a equipe paraense.
O jogo
Com o apoio das arquibancadas, o Naça entrou em campo fazendo valer o fator casa. Logo aos 17 segundos, Gilmar avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para Hitalo, que girou e bateu por cima da meta de Jefferson. Aos 18, Hitalo cruzou da direita e encontrou Iury Tanque na área, que cabeceou para abrir o placar na Colina. O Naça continuou pressionando a equipe paraense. A primeira chegada mais perigosa da Tuna Luso foi aos 25, quando Cássio tabelou com Paulo Rangel e colocou Nike na cara do gol, que tentou driblar Jonathan, que fechou bem o ângulo e obrigou o jogador da Tuna tocar para trás para Miliano chutar e Davy salvar o que seria o gol de empate dos visitantes. O atacante Ceará era muito acionado pelo lado esquerdo do ataque nacionalino, ele estava sendo a válvula de escape dos contra-ataques da equipe de João Carlos Cavalo. Na volta do intervalo, os paraenses partiram para o ataque em busca do empate. Com quatro minutos, Paulo Rangel cruzou de trivela, Daelson que cabeceou na trave e, na volta, Miliano bateu para Jonathan defender com a perna esquerda. Dois minutos depois, Nike chutou, sem ângulo, e Jonathan jogou a bola para escanteio. Aos 13, Railson lançou Daelson, que invadiu a área, tocou por cobertura de Jonathan, mas foi tocado pelo arqueiro nacionalino e o pênalti foi assinalado. Paulo Rangel foi para a cobrança e Jonathan brilhou ao defender o pênalti do atacante. Após o lance, uma confusão generalizada começou e Nike, da Tuna Luso, recebeu o cartão vermelho. O time paraense seguiu buscando o gol de empate e o Nacional saindo mais nos contra-ataques. Aos 37, Samuel empatou a partida, ao arriscar forte de longe, a bola foi no cantinho direito de Jonathan. O Leão foi para a pressão na reta final da partida. Aos 51, Sacramento cobrou falta pelo lado direito e Daciel subiu para recompensar a luta do elenco nacionalino, fazendo o gol da vitória e recolocando o Nacional na ponta da tabela do grupo.
Próximo jogo
Na última rodada da fase de grupos, o Leão da Vila Municipal viaja até o Acre para enfrentar o Humaitá-AC, no estádio Florestão, às 16h, no sábado (22).
Fotos: Deborah Melo/FAF