Pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro Série C, Amazonas e Manaus entraram em campo na tarde deste sábado (26/08), com objetivos distintos. A Onça, já classificada, buscava terminar entre os quatro primeiros para disputar a última partida do quadrangular final diante da sua torcida.
A equipe bateu o CSA-AL, por 1 a 0, no Carlos Zamith e ficou com a terceira colocação. No Orlando Scarpelli, em Santa Catarina, o Gavião do Norte enfrentou o Figueirense-SC, em confronto direto, onde o derrotado estaria rebaixado. Somente o triunfo livrava o Esmeraldino, mas a equipe empatou em 0 a 0, perdeu a vaga e, com o resultado, volta a disputar o Campeonato Brasileiro Série D em 2024.
A Onça
O Amazonas e o estreante, Patric, deram o cartão de boas-vindas com menos de um minuto de jogo. O lateral-direito recebeu dentro da área, girou e bateu de canhota para a defesa de Dalberson. Três minutos depois, Xavier balançou a rede, mas o assistente levantou a bandeira. Aos quatro, Rafael Tavares arriscou de fora da área e Dalberson espalmou para escanteio.
Aos 10, foi a vez de Léo Guerra mandar de longe e, dessa vez, Dalberson defendeu em dois tempos. A Onça tinha mais volume de jogo, porém não conseguia converter em gols as chances criadas. A equipe amazonense arrematava muito de longa distância. Em mais uma chance dessa maneira, em cobrança de falta, Diego Torres mandou de canhota e Dalberson caiu no canto, espalmando para a linha de fundo.
O goleiro do time alagoano foi o destaque da primeira etapa. Na volta do intervalo, o Aurinegro promoveu a estreia de Ítalo, volante recém contratado. O Amazonas seguiu em cima do time azulino buscando sair na frente, mas com dificuldades na criação das jogadas. O CSA não fez a vida da equipe amazonense fácil e impôs dificuldade ao ataque da Onça. Aos 27, Ítalo cabeceou e Dalberson segurou firme. Três minutos depois, Ítalo recebeu dentro da área e bateu cruzado, mas ninguém completou para o gol. Aos 35, após cobrança de Gustavo Ermel, Ítalo subiu mais que os marcadores e abriu o placar no Carlos Zamith. Aos 43, Gustavo Ermel mandou de longe e Dalberson encaixou mais uma.
O Gavião
Precisando vencer, o Manaus criou pouco na primeira etapa e o Figueirense teve mais a bola. O lance mais perigoso da equipe catarinense foi com Guilherme Pato, aos 29, quando o mesmo tentou cruzar pela direita, mandou direto no gol e acertou o travessão de Reynaldo. O Esmeraldino apostava nos contra-ataques, e aos 41, em uma das escapadas, Klenisson mandou de longe e obrigou Thiago Gonçalves a fazer uma boa defesa.
Na volta do intervalo, o Manaus veio com uma postura diferente e partiu para cima do Figueira, pois só a vitória interessava. Com um minuto, Gama cobrou falta quase do meio do campo, direto no gol, e assustou Thiago Gonçalves. Aos três, Gabriel Lima recebeu dentro da área e bateu para defesa firme de Thiago Gonçalves.
O Figueirense levou perigo com Gustavo França, aos dez, em finalização que passou por cima da meta de Reynaldo. Os primeiros dez minutos foram lá e cá, com as duas equipes buscando inaugurar o placar e jogar a pressão para o outro lado. Aos 12, Felipe Baiano levou na área, a bola vai direto no gol e Thiago Gonçalves, mais uma vez, evita o gol do Esmeraldino. Aos 26, Lucas Batatinha recebeu lançamento na ponta esquerda, puxou para a perna direita, mandou no gol, porém, Guilherme Souza afastou. Aos 35, a principal chance do Gavião na segunda etapa, Bruno Bispo cabeceou e Thiago Gonçalves fez uma defesa milagrosa, praticamente tirando a bola em cima da linha. Nos minutos finais, o Manaus foi para o abafa tentar o gol salvador, mas sem êxito.
Amazonas FC no quadrangular final
A Onça vai disputar o quadrangular final da Série C contra Volta Redonda-RJ, Botafogo-PB e Paysandu-PA. Serão seis jogos, sendo três em casa e três como visitante. Os dois melhores times de cada grupo conseguem o acesso para o Campeonato Brasileiro Série B. Os primeiros colocados avançam para a final da competição. As datas dos confrontos decisivos ainda serão divulgadas pela Confederação Brasileira de Futebol-CBF.