O RPE Parintins é finalista do segundo turno do Campeonato Amazonense 2024. Na tarde desta quarta-feira (03/04), o Tourão da Amazônia venceu o Manauara por 2 a 1 e garantiu vaga na decisão do returno. Léo Itaperuna e Állefe marcaram para os classificados, enquanto Rafinha balançou as redes para o Robô da Amazônia.
O jogo
A primeira chegada mais perigosa da partida veio ainda no primeiro minuto. Michael Paulista recebeu pela esquerda, se livrou da marcação e finalizou de bico, com perigo, mas para fora. Aos 10 minutos, nova chegada do Robô. Cruzamento de Jonathan Moc da esquerda e Paulinho completou de cabeça para fora.
A resposta do Parintins veio três minutos depois, quando Emerson Vagalume recebeu pela esquerda e cruzou na segunda trave, onde Kaique finalizou de cabeça para defesa de Marlon. Já aos 38, outra chegada do Manauara. Jonathan Moc lançou na área, Diego Clemente dominou pela esquerda e finalizou rasteiro, mas Robert fez a defesa.
Aos 42 minutos, Michael Paulista dominou pelo meio, mandou de fora da área e a bola passou com perigo para fora. Três minutos depois, resposta do Tourão. Kaique rolou para Állefe, que experimentou rasteiro de fora da área, mas Marlon fez a defesa.
Após o intervalo, a equipe laranja e preta tentou chegar ao gol novamente com Michael Paulista, que tentou de longe de novo e Robert espalmou, ainda antes do primeiro minuto. Como no primeiro tempo, a partida seguiu lá e cá e o Parintins respondeu aos seis minutos, quando Lucas Sibito recebeu pela esquerda e cruzou para Vagalume, que completou de peixinho para fora.
E aos 29 minutos, a equipe visitante abriu o placar. Nova chegada pela esquerda e desta vez, Weverton Gudula cruzou rasteiro para Léo Itaperuna e o atacante empurrou para o fundo das redes. Aos 35, Állefe recebeu pela esquerda e experimentou de fora, mas Marlon mandou para escanteio.
Um minuto depois, resposta do Manauara. Após escanteio na área, a bola ficou viva na área, Rafinha mandou para o meio Jonathan Moc desviou por cima do gol. Já aos 51 minutos, o Robô chegou ao empate. Rafinha recebeu pelo meio e finalizou com categoria, no canto de Robert, para deixar tudo igual na Colina.
Porém, aos 55, Léo Itaperuna invadiu a área, caiu em jogada com Paulinho e o árbitro assinalou pênalti. Já aos 59 minutos, Állefe foi para a cobrança, bateu cruzado e colocou o Parintins na frente de novo.
Caboco do Jogo
Ao final do duelo, o atacante Léo Itaperuna, do Parintins, foi eleito o Caboco do Jogo, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes na partida.
Público e renda
Público pagante 92
Público geral 255
Renda R$ 1.380
Panorama e próxima partida
O RPE Parintins vai enfrentar o Manaus na final do segundo turno do Campeonato Amazonense de 2024, que também será em jogo único. A Federação Amazonense de Futebol (FAF) vai definir os detalhes, mas a partida será neste sábado (06/03). Sem vantagem para nenhum dos lados, a decisão prevê penalidades em caso de empate.
O campeão do segundo turno se garante na final geral do Estadual contra o Amazonas FC, e também assegura vagas na Série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde de 2025.
Líder da classificação geral, o Manauara já tem vaga garantida na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025, e agora foca as atenções na disputa da edição de 2024 a partir do fim de abril. O Robô da Amazônia estreia em casa contra o Rio Branco-AC, com detalhes a serem divulgados pela CBF.