Às vésperas da decisão da Copa da Floresta 2024, a grande final da primeira edição da maior competição de futebol não profissional do Norte do Brasil completa um ano nesta segunda-feira. Foi no dia 18 de novembro de 2023 que a seleção de Tefé escreveu seu nome na história, ao derrotar Urucurituba por 3 a 0, fora de casa, e conquistar o tão sonhado troféu de campeão.
Naquela tarde de novembro, a Terra do Cacau respirou a Copa das Copas e os amazonenses apaixonados por futebol testemunharam com seus próprios olhos o espetáculo protagonizado por seus semelhantes. O presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, relembrou com muito orgulho a festa dos povos da floresta dentro e fora de campo.
“Aquele dia está marcado na história e com certeza guardado na mente e no coração de todos aqueles que fizeram parte de um espetáculo tão lindo. Chego a me emocionar só de lembrar de todos os desafios que passamos para que aquela grande final fosse realizada da forma que foi. Nossos corações se encheram de orgulho ao ver a paixão no olhar de cada pessoa presente no estádio naquele histórico dia. Agradeço imensamente a quem contribuiu de forma direita e indireta para a realização daquele espetáculo. Ao lado do nosso povo, fizemos e continuaremos fazendo história”, declarou o mandatário.
Arbitragem 100% feminina
Para a primeira grande final da história da Copa da Floresta, a entidade máxima do futebol amazonense escalou uma arbitragem toda composta por mulheres. Edina Alves Batista (FIFA) foi a central do jogo, assistida por Anne Kesy Gomes de Sá (FIFA) e Noélia Chaves da Paixão (CBF). Adriana Costa Farias (CBF) e Alini Miranda Gil (CBF) atuaram como adicionais, enquanto Elivane Trindade da Costa (CBF) foi a quarta árbitra.
Brilho tefeense longe de casa
Mesmo há centenas de quilômetros de casa e diante do torcedor da seleção adversária em grande maioria, Tefé dominou a grande final do início ao fim e mostrou ao mundo o talento e a força do povo tefeense. Com três gols do jovem atacante Juan, a seleção visitante levou a melhor diante de Urucurituba, tornou-se campeã da primeira edição da Copa da Floresta e de quebra, levou para casa um prêmio de R$50 mil.
Para o Brasil e o mundo verem
A final da Copa da Floresta 2023 em Urucurituba ganhou ainda mais notoriedade com a cobertura da imprensa esportiva presencialmente, proporcionada pela FAF. Entre os presentes, estava uma equipe de jornalistas da Rede Globo, que produziu uma reportagem especial veiculada no Esporte Espetacular, tradicional programa dominical da emissora.
Ajustes finais para mais uma decisão
Após o sucesso da primeira edição, a FAF realiza os últimos e primordiais ajustes para a grande final da Copa da Floresta 2024. Com uma equipe já em Fonte Boa, palco da partida decisiva deste ano, a entidade espera outro espetáculo, desta vez protagonizado pelas seleções de Fonte Boa e Silves, que brigam pelo tão sonhado troféu da competição. A decisão está marcada para o dia 23 de novembro, às 16h.