A história foi escrita e é motivo de orgulho para o torcedor amazonense! Há exatamente um ano, o Amazonas Futebol Clube conquistava o primeiro título nacional de um clube amazonense na história. No dia 22 de outubro de 2023, a Onça-pintada venceu o Brusque (SC), em pleno estádio Augusto Bauer, e se tornou campeã da Série C do Campeonato Brasileiro, em seu primeiro ano na disputa da competição.
A conquista aurinegra, coroou não só a ascensão meteórica do clube que, àquela altura, tinha apenas quatro anos de fundação, como também a iminente evolução do futebol baré conduzida pela gestão da Federação Amazonense de Futebol (FAF), “A Floresta É a Bola da Vez”, que levou uma comitiva até Santa Catarina, para unir forças e apoiar o Amazonas FC na partida mais importante para o futebol do estado nos últimos anos.
“Naquela ocasião tão sonhada, eu fui escolhido pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, para chefiar a delegação da Seleção Olímpica no Chile e, por isso, não pude estar presente fisicamente. Contudo, fiz questão de que o futebol local estivesse bem representado. Em meu lugar, carregando o coração do povo amazonense estava a caboquinha nascida no Rio Uatumã, Ennas Barreto, filha de São Sebastião do Uatumã, carregou a nossa taça para as mãos da Onça-Pintada. Para mim, é uma emoção quase indescritível relembrar a conquista do primeiro título nacional de um clube amazonense. Acredito que foi o início de muitos sucessos que ainda estão por vir no nosso futebol baré”, declarou o mandatário.
Lembra o caminho até a conquista inédita?
Estreante na terceira divisão nacional, o Amazonas FC chegou ao quadrangular final da Série C após fechar a primeira fase na 3ª posição. Já na fase que definiria os classificados à Série B, a equipe amazonense não começou tão bem. Foram duas derrotas nos primeiros dois jogos e logo, Rafael Lacerda deu lugar a Luizinho Vieira no comando técnico aurinegro.
Com a mudança de treinador, a Onça-pintada virou a chave, venceu as quatro partidas seguintes, conquistou o acesso à segunda divisão e ainda garantiu vaga na final da Série C. Na grande decisão, o reencontro com o Brusque (SC), adversário na estreia da competição. Após um empate sem gols na Arena da Amazônia, o Amazonas FC buscou uma virada fora de casa, venceu os catarinenses por 2 a 1 e se tornou o primeiro clube amazonense campeão brasileiro na história.
Representatividade feminina
Se dentro de campo, o Amazonas FC fez bonito, reverteu inícios e resultados negativos e chegou ao lugar mais alto do pódio, fora das quatro linhas, a Federação Amazonense de Futebol também escrevia capítulos históricos para o futebol do estado, por meio de uma gestão inteligente, inclusiva e representativa.
Em uma ocasião tão especial, a FAF fez questão de mostrar, mais uma vez, seu compromisso com a representatividade feminina no futebol. E foi justamente, após a conquista inédita da Onça-pintada, que a Diretora de Comunicação, Ennas Barreto, se tornou a primeira mulher a representar a entidade máxima do futebol amazonense em uma cerimônia de título brasileiro, ao entregar a taça aos campeões, na cerimônia de premiação da grande final.
O futuro é promissor
Responsável por levar o futebol amazonense de volta à Série B, após 18 anos, o Amazonas FC segue conquistando seu espaço no cenário nacional. Na atual temporada, a Onça-pintada já encaminhou sua permanência na segunda divisão e ainda nutre o sonho de conquistar mais um histórico acesso, desta vez, à elite do futebol brasileiro. Atualmente, a equipe amazonense ocupa a 11ª posição, com 45 pontos.
Em 2024, o Aurinegro bateu de frente com potências do futebol brasileiro, como Flamengo, adversário na Copa do Brasil, e Santos, clube sobre o qual o Amazonas FC conquistou sua primeira vitória na história da Série B. Diante da equipe paulista, a Onça-pintada também somou um ponto jogando fora de casa.