O radialista estava internado desde o dia 14 de janeiro e a causa morte foi falência dos órgãos.
Amante de futebol, radialista, Ivan deixou seu legado no São Raimundo, como dirigente, quando este subiu para série B do Brasileirão, juntamente com o Fluminense. Foi integrante da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e era membro da Associação de Cronistas Esportivos do Amazonas (Acrea). Estava atuando como radialista na Rádio Rio Mar.
A FAF emitiu nota sobre o falecimento
Ivan da Silva Guimarães foi o homem que me apresentou ao futebol amazonense. Foi através dele que conheci a essência desse esporte na nossa terra, quando ainda era distribuidor da marca Penalty. Ne época fechei um patrocínio com o São Raimundo, por volta dos anos 2000 ou 2001. Logo após, ele me deu a oportunidade de ter meu primeiro contato direto com o futebol do amazonense e me convidou para organizar a partida entre São Raimundo e São Paulo, pela Copa do Brasil. Naquele dia, o Vivaldão pulsava, tomado pela torcida, em uma festa inesquecível.
Ivan me ensinou muito. Ele me fez enxergar o futebol amazonense com esperança, acreditar no potencial, no crescimento. Hoje, o Amazonas perde não apenas um jornalista, dirigente, desportista e ex-diretor de competições da Federação, mas também um pai dedicado à família. Exemplo disso, é a paixão pelo esporte que refletiu no talento de seu filho, Ivanzinho, um dos melhores árbitros que temos.
A Federação lamenta. Eu lamento. A perda é irreparável, mas o legado que Ivan deixa jamais será apagado. Seu nome está marcado na história do futebol amazonense, em cada conquista, em cada batalha travada pelo crescimento do nosso esporte.
Ivan, o homem que me trouxe para o futebol do Amazonas, que me apresentou esse mundo ao qual dedico minha vida até hoje. Obrigado por tudo, meu grande amigo. Descanse em paz!
Manaus, 04 de fevereiro de 2025.
Ednailson Rozenha
Presidente da Federação Amazonense de Futebol-FAF