Ex-atacante do Cruzeiro e ídolo do clube, o boliviano Marcelo Moreno anunciou a aposentadoria da Seleção Boliviana. Aos 36 anos, o jogador do Independiente Del Valle, do Equador, disse que os dois jogos seguintes serão os últimos dele por “La Verde”.
“É um momento difícil pessoalmente, conversando com a minha família e amigos tomei a decisão de que os próximos dois jogos serão os últimos com a seleção nacional. Acho que poderia ser uma boa despedida, apoiem a seleção”, disse, em entrevista coletiva, nesta segunda-feira (13).
“Essa decisão é para que apoiem os meninos. Não temos as mesmas condições dos outros times, devemos pressionar os dirigentes para saber por que o futebol boliviano continua assim. Devemos apoiar o processo de novos jogadores para chegar à Copa do Mundo e dar-lhes a confiança que merecem”, completou.
A Bolívia entrará em campo pela próxima vez na quinta-feira (16), às 17h (de Brasília). Os bolivianos receberão a Seleção Peruana no Estádio Hernando Siles, em La Paz, pela quinta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Já a outra partida, a última de Marcelo Martins (como é chamado na Bolívia) por La Verde, será na terça-feira da semana que vem (21). Às 20h30, os bolivianos vão duelar com o Uruguai, no Estádio Centenário, em Montevidéu, pela sexta rodada das Eliminatórias. A Bolívia é lanterna na tabela das Eliminatórias da Copa, ainda sem somar pontos.
Marcelo Moreno tem 107 jogos pela Seleção Boliviana e é o jogador que mais atuou pelo país. Moreno, maior artilheiro da Seleção Boliviana com 30 gols, atua pela Seleção desde 2007.
Carreira
Natural de Santa Cruz de la Sierra, cidade boliviana, Moreno tem nacionalidade brasileira e é filho de pai brasileiro. Ele começou a carreira profissional no Vitória, em 2006. No ano seguinte, iniciou a primeira passagem pelo Cruzeiro.
Moreno atuou pelo Cruzeiro de 2007 a 2008, 2014 e 2020 a 2021. Foram 147 jogos com a camisa celeste (quarto maior estrangeiro com partidas pela Raposa) e 54 gols, com três títulos conquistados: Campeonato Brasileiro (2014) e Campeonato Mineiro (2008 e 2014).
O boliviano também atuou por Shakhtar Donetsk-UCR, Werder Bremen-ALE, Wigan-ING, Grêmio, Flamengo, Changchun Yatai-CHN, Wuhan Zall-CHN, Shijiazhuang Ever Bright-CHN, Cerro Porteño-PAR e Independiente Del Valle-EQU ao longo da carreira.
Por Matheus Muratoti/Itatiaia